CRM: apenas 50% das empresas terão um ROI

image_pdfimage_print

Embora a adoção de aplicações sociais por vendas, marketing e serviços de atendimento ao cliente continua a crescer rapidamente, Gartner diz que, até o final de 2012, apenas 50% das empresas da Fortune 1000 receberão um retorno de valor sobre o investimento (ROI) de suas iniciativas de Customer Relationship Management (CRM).

De acordo com o analista, as 50% das organizações da Fortune 1000 que ignoram medir o ROI podem ter seus projetos fracassados. Entre as empresas que não vão ver um retorno de valor, apenas 20% terão os dados para avaliar onde a sua estratégia social está aquém. Estas organizações serão incapazes de justificar o financiamento futuro.

Em comunicado à imprensa, Gartner afirma que durante os próximos dois anos o sucesso do CRM social dependerá de como as empresas e fornecedores dessa tecnologia podem fazer projetos de CRM sociais mais do que apenas um objetivo social, vinculando-os aos objetivos de negócios claros e mensuráveis.

Muitas organizações criaram uma forma de presença social. No entanto, muitas também não têm um objetivo de desempenho claro de negócios para CRM social, estando em fase precoce da sua medição dos resultados de seus negócios.

Os analistas do Gartner afirmaram que esperam que o mercado mundial de licenças de software de CRM sociais e assinaturas totalizem US $ 2,1 bilhões em 2012, contra US$ 850 milhões em 2011, e que a receita de CRM social represente 10% do mercado de CRM em geral.

Fonte: Information Week

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!