Crianças de 11 anos têm usado vírus em “rivais” de games

Talvez você já tenha escutado uma pessoa mais velha dizer que, na época dela, as crianças não nasceram com um computador na mão. É lógico que isso não acontece de fato, mas a realidade é que as pessoas têm entrado em contato com PCs e video games cada vez mais cedo.

Por conta disso, uma quantidade relativamente grande de crianças já domina algumas linguagens de programação, o que é espantoso. Quem constatou isso foi o pessoal do AVG Technologies, que identificou que garotos de 11 anos — ou em uma faixa etária próxima — têm produzido ou utilizado vírus para atingir os seus oponentes em diversos jogos.

Essas informações foram divulgadas no relatório da AVG sobre a circulação de vírus na internet no último trimestre de 2012. Caso você tenha interesse, clique aqui para checar o documento na íntegra.

Uma brincadeira séria

Essas crianças começaram a programar malwares no estilo de um Trojan simples para roubar dados dos jogos dos seus desafetos, como o login do Steam, por exemplo. O que espantou os especialistas foi que os garotos conseguiram achar brechas em grandes sistemas, mostrando a qualidade dos seus vírus.

Além disso, os pequenos hackers também começaram a disponibilizar os seus malwares para outras pessoas, sendo que o Android é um dos softwares mais visados, por conta da grande quantidade de aparelhos que rodam este sistema operacional.

Apesar de parecer um tipo de atividade sem grandes riscos, a situação é bem séria. A conta de jogadores contém dados bancários, além de outras informações importantes, de modo que a pessoa atingida pode ser bastante prejudicada.

Crianças de 11 anos têm usado vírus em “rivais” de games.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.