Crackers usam escolha de novo papa para espalhar malware

image_pdfimage_print

São Paulo – A empresa de segurança Trend Micro publicou relatório, esta semana, que aponta a eleição do novo papa Francisco como principal isca usada por crackers para disseminar código malicioso na web.

De acordo com a Trend Micro, o método é recorrente. Spammers disparam mensagens para uma larga base de usuários com supostas notícias sobre um tema muito popular, no caso a eleição do novo papa. No e-mail, há links para mais informações que, na verdade, direcionam o usuário para sites maliciosos. O objetivo final é fazer o usuário se confundir e clicar em links que instalam vírus nos computadores das vítimas.

Boa parte dos spams identificados pela Trend Micro usaram a logomarca do canal americano CNN para convencer as vítimas da legitimidade do e-mail. Entre os códigos maliciosos disponíveis nos links destes e-mails estão infostealers, backdoors, remote access trojans (RATs) e rootkits.

Para manter seu computador a salvo de códigos deste tipo, recomenda a empresa de segurança, o usuário deve manter seu sistema operacional atualizado, antivírus ligado e atualizado e evitar clicar em links enviados por pessoas não conhecidas.

Outra dica é o fato de spams, em geral, serem muito mal feitos. No caso dos falsos e-mails sobre o papa Francisco, o texto se refere ao novo pontífice como “Bento”, nome que na realidade foi usado por seu antecessor.cnn_spam

Fonte: Info

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!