Crackers usam escolha de novo papa para espalhar malware

São Paulo – A empresa de segurança Trend Micro publicou relatório, esta semana, que aponta a eleição do novo papa Francisco como principal isca usada por crackers para disseminar código malicioso na web.

De acordo com a Trend Micro, o método é recorrente. Spammers disparam mensagens para uma larga base de usuários com supostas notícias sobre um tema muito popular, no caso a eleição do novo papa. No e-mail, há links para mais informações que, na verdade, direcionam o usuário para sites maliciosos. O objetivo final é fazer o usuário se confundir e clicar em links que instalam vírus nos computadores das vítimas.

Boa parte dos spams identificados pela Trend Micro usaram a logomarca do canal americano CNN para convencer as vítimas da legitimidade do e-mail. Entre os códigos maliciosos disponíveis nos links destes e-mails estão infostealers, backdoors, remote access trojans (RATs) e rootkits.

Para manter seu computador a salvo de códigos deste tipo, recomenda a empresa de segurança, o usuário deve manter seu sistema operacional atualizado, antivírus ligado e atualizado e evitar clicar em links enviados por pessoas não conhecidas.

Outra dica é o fato de spams, em geral, serem muito mal feitos. No caso dos falsos e-mails sobre o papa Francisco, o texto se refere ao novo pontífice como “Bento”, nome que na realidade foi usado por seu antecessor.cnn_spam

Fonte: Info

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3.
Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!