Conferência no Rio discute privacidade online e o Marco Civil

image_pdfimage_print

Temas como os recentes projetos de Lei SOPA e PIPA, as políticas de privacidade de empresas de Internet, o Marco Civil da Internet, mídias sociais, liberdade de expressão e neutralidade da rede serão discutidos na conferência de Direitos Humanos e Tecnologia: Caminhos para a Regulação da Internet.

O evento, que acontece no Rio de Janeiro em 31 de maio e 1º de junho, reunirá representantes de governos, da sociedade civil e executivos de grandes empresas de Internet – Google, Facebook, 4Share, Mozilla, Tumblr já confirmaram presença.

A iniciativa é organizada pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas, em parceria com a ONG norte-americana Access. Esta será a segunda edição do evento, que teve seu início em 2011 no Vale do Silício.

Na avaliação do coordenador do CTS, Carlos Affonso Pereira de Souza, é muito importante a realização da Conferência neste momento em que vários países da América Latina discutem políticas públicas para Internet. “No Brasil temos a expectativa da aprovação do Marco Civil da Internet. O Chile já aprovou uma lei que consagra a neutralidade da rede em seu ordenamento jurídico e a Corte Constitucional da Costa Rica reconheceu o acesso à internet como um direito fundamental de seus cidadãos. No entanto, é importante registrar que também temos projetos de lei de ameaça à liberdade”, destaca.

O grupo Guardian Project, que desenvolve aplicativos nos quais os usuários podem com facilidade proteger suas comunicações e respectivas bases de dados das tecnologias de monitoramento, também estará presente na Conferência. Na ocasião, os participantes poderão baixar aplicativos e tirar dúvidas sobre como proteger celulares e computadores. Paralelamente à Conferência, acontecerá uma hackathon, uma maratona de programação que reunirá hackers com o objetivo de desenvolver novas ferramentas e softwares para fomentar e estimular a transparência dos governos e garantir a liberdade de expressão.

Serviço

Data: 31 de maio e 1º de junho

Local: Hotel Windsor Atlântica, 1.020, Copacabana, Rio de Janeiro

Inscrições: https://www.rightscon.org/rio/pt-br/

Fonte: CIO

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!