Conectando o PHP ao MySQL

image_pdfimage_print

Neste post eu faço a demonstração e explico como se faz para conectar o PHP ao MySQL, para que a gente possa começar os estudos do PHP interagindo com o banco de dados, consequentemente a utilização de consultas, armazenamento, exclusão e atualização de registros.

Entenda que isto é o princípio de tudo que você for utilizar com o MySQL, pois pra você conseguir obter e armazenar estes dados, você precisar conectar um ao outro.

Veja abaixo a sintaxe da função do PHP de conexão com o banco de dados MySQL:

resource mysql_connect([string $server[,string $username[,string $password[,bool $new_link[,int $client_flags]]]]])

Vamos a explicação geral desta função por cada parte:

mysql_connect() – Esta é a função em si que estamos demonstrando.

$server – Espaço para a string que informa o servidor que iremos nos conectar. De forma geral, utilizamos “localhost”, pois o servidor MySQL fica no mesmo servidor da hospedagem. Mas isso varia de servidor pra servidor. Com certeza se você estiver trabalhando em ambiente de desenvolvimento com o EasyPHP, você terá que utilizar desta forma.

$username – Informamos a string com o usuario da conexão.

$password – Aqui será a string da senha utilizada.

Quanto ao $new_link e o $client_flag, não iremos utilizar, pois para um modo geral e utilização de estudos não vem ao caso. Mas quem quiser pode deixar uma pergunta ou comentário que irei responder dentro do que for possível e dos meus conhecimento.

Agora vamos ao nosso código

<?php
$servidor = "localhost";
$usuario = "root";
$senha = "";
$banco = "aprendendo_php";

$conexao = mysql_connect($servidor, $usuario, $senha);
$bd = mysql_select_db($banco, $conexao);

if(!$conexao){
 echo "Não foi possível conectar com o BD!";
 if(!$bd){
 echo "Não foi possível selecionar o BD!";
 }
}
?>

Explicação do código

linha 2 até 5 – Iremos definir os dados para configurar nossa conexão com o BD, como qual servidor iremos conectar, o usuário e senha da conexão, e também o banco a ser utilizado.

linha 7 – Aqui iremos executar a nossa função e armazenar o resultado na variavel $conexao, caso a conexão encontre algum problema, cairá no código do die() e exibirá a mensagem de erro pela função mysql_error().

linha 9 – Testaremos o valor da $conexao para saber se conseguiu conectar.

linha 11 – Tenta executar a função mysql_select_db() que irá selecionar o banco de dados definido anteriormente, utilizando a conexão executada na linha 7.

Com este código de forma bem simples, você pode salvar como um arquivo “conexao.php” e basta você incluir os arquivos dentro das páginas que for utilizar esta conexão com BD.

Muito simples, não?

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

2 Responses to “Conectando o PHP ao MySQL”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!