Concurso da Marinha de Quadro Técnico do Corpo Auxiliar 2012 – Resumo do Edital para a vaga de Informática

image_pdfimage_print

Vou fazer aqui como sempre faço o resumo do edital para o cargo apenas de Informática do concurso da Marinha de 2012. Maiores informações no site da própria Marinha.

O Quadro Técnico (T) do Corpo Auxiliar da Marinha destina-se ao preenchimento de cargos técni- co-administrativos que visam às atividades de apoio técnico e às atividades gerenciais e administrativas em ge- ral, além das atividades inerentes à carreira militar, nos termos da Lei no 9.519/97.

Curso de Formação – O candidato aprovado e classificado na Seleção Inicial fará o Curso de Formação de Oficiais (CFO), realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW). O CFO terá a duração de 39 (trinta e nove) semanas.

O ingresso no Quadro Técnico (T) ocorrerá no posto de Primeiro-Tenente, após o candidato ter si- do aprovado e classificado em todas as fases da Seleção Inicial e ter sido aprovado em todas as fases do Curso de Formação.

Quantidade de Vagas = 06

São denominações usuais dos cursos de bacharelado da área de Informática: Ciência da Compu- tação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Processamento de Dados, Computação, Análises de Sistemas, Informática com ênfase em Engenharia de Informação, Informática com ênfase em Engenharia de Processamento de Dados, Informática com ênfase em Engenharia de Software e outros cursos de bacharelado em Informática, desde que realizados em instituições credenciadas pelo MEC. Não serão aceitos os profissio- nais com graduação em cursos de nível superior, com formação sequencial e tecnológica (tecnólogos).

Inscrição= R$ 45,00 – As inscrições poderão ser efetivadas somente entre 8h00 do dia 05 e 23h59 do dia 31 de julho de 2012, horário oficial de Brasília/DF.

a) Prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais;
b) Redação; e
c) Eventos complementares constituídos de:
I) Inspeção de Saúde (IS); II) Teste de Aptidão Física (TAF); III) Verificação de Dados Biográficos (VDB) – Fase preliminar;

Prova constará de 50 questões e a Redação terá como propósito verificar a capacidade de expressão escrita do candidato na língua portuguesa.

Divulgação dos locais das provas = A partir de 21/08/12

Data da Prova = A SER DEFINIDO. Prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais e redação, das 10h15 às 14h15 (horário de Brasília). ATENÇÃO! Os portões de acesso aos locais de realização das provas serão abertos às 08h30 e fechados às 09h30 (horário de Brasília).

CONTEÚDO DE ESTUDOS

GOVERNANÇA DE TI – conceitos e modelo ITIL. Governança e qualidade de dados. GERÊNCIA DE PROJETOS – Gerenciamento de Projetos de Software: conceitos, métricas de processo e projeto; Estimativas de projeto de software; Gestão de riscos, manutenção e reengenharia; Modelos de maturidade (CMMI); Conceitos básicos do PMBOK; Análise e Modelagem de Processos de Negócio: conceitos básicos e notação BPMN.

ENGENHARIA DE SOFTWARE – Conceitos; Modelos de processo de software; Desenvolvimento ágil; Engenharia e análise de requisitos; Arquitetura de software; Projeto baseado em padrões; Gestão de Qualidade de Software: conceitos, estratégias de teste, gestão de configuração e métricas; MPS.BR; Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objetos: conceitos e diagramas UML.

BANCO DE DADOS – Gerenciamento de banco de dados; Conceitos e arquitetura do sistema de banco de dados; Modelo de dados relacional e linguagem SQL; Modelagem conceitual e projeto de banco de dados; Teoria e normalização de projeto de banco de dados; Gerenciamento de transações; Business Intelligence: conceitos, arquitetura, data warehouse e data mart, modelagem dimensional e data mining.

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO – Sintaxe e semântica; Análise léxica e sintática; Nomes; Vinculações e escopos; Tipos de dados; Expressões e sentenças de atribuição; Estruturas de controle no nível sentença; Subprogramas; Tipos de dados abstratos; Programação orientada a objetos; Concorrência; Tratamento de exceções e eventos; Linguagens de programação funcional e lógica; Linguagem JAVA: classes e objetos, 38instruções de controle, métodos, arrays e arraylists, strings, caracteres e expressões regulares, arquivos, fluxos e serialização de objetos, classes e métodos genéricos, applets e multithreading.

ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS – Recursividade; Listas lineares; Árvores: binárias de busca e balanceadas; e Algoritmos de ordenação.

REDES DE COMPUTADORES – Conceitos: hardware de rede, software de rede, modelos de referência; Camada: física, de enlace de dados, de rede de transporte e de aplicação; Subcamada de controle de acesso ao meio; Segurança de redes; Aplicativos e programação em rede; Meios de transmissão; Transmissão de pacotes; Ligação inter-redes; e Aplicativos de rede.

SISTEMAS OPERACIONAIS – Conceitos: sistemas operacionais, organização e arquitetura do sistema de computação, estrutura e operações do sistema operacional, ambientes de computação e sistemas operacionais de código-fonte aberto; Gerenciamento: de processos, da memória e de armazenamento; Proteção e segurança; Sistemas: distribuídos e de uso específico; e Linux.

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES – Conceitos de organização estruturada de computadores; Organização de sistemas de computadores; Nível: lógico digital, microarquitetura, de arquitetura do conjunto de instrução, de máquina de sistemas operacional e de linguagem de montagem; e Arquitetura de computadores paralelos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BARBIERI, Carlos. BI2 – Business Intelligence Modelagem & Qualidade. Campus, 2011.
BOOCH et al. UML Guia do Usuário. 2. ed. Campus, 2005.
COMER, Douglas E. Redes de Computadores e Internet. 4. ed.
Bookman, 2007. DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados. 8. ed. Campus, 2004.
DEITEL, Paul; DEITEL Harvey. JAVA como Programar. 8. ed. Pearson Prentice Hall, 2010.
ELMAZRI, R.; NAVATHE, S. B. Sistemas de Banco de Dados. 6. ed. Pearson Addison Wesley, 2011.
FERNANDES, Aguinaldo A.; ABREU, Vladimir F. de. Implantando a Governança de TI: da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. 2. ed. Brasport, 2008.
FERREIRA, Rubem E. Linux – Guia do Administrador do Sistema. Novatec, 2008.
FOWLER, Martin. UML Essencial. 3. ed. Bookman, 2004.
HELDMAN, Kim. Gerência de Projetos Guia para o Exame Oficial do PMI. 5. ed. Campus, 2009.
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro (Guia Geral). SOFTEX, 2011. Disponível em: http://www.softex.br/mpsbr/_guias/guias/MPS.BR_Guia_Geral_2011.pdf
OLIVEIRA, Saulo Bárbara de; VALLE, Rogério. Análise e Modelagem de Processos de Negócio: Foco na Notação BPMN (Business Process Modeling Notation). Atlas, 2009.
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 7. ed. McGraw-Hill e Bookman, 2011.
SEBESTA, Robert W. Conceitos de Linguagens de Programação. 9. ed. Bookman: 2011.
SILBERSCHATZ, A.; GALVIN Peter B.; GAGNE, G. Fundamentos de Sistemas Operacionais. 8. ed. LTC, 2011.
SZWARCFITER, Jayme L.; MARKENZON, Lilian. Estruturas de Dados e seus Algoritmos. 3. ed. LTC, 2010.
TANENBAUM, Andrew S. Organização Estruturada de Computadores. 5. ed. Pearson Prentice Hall, 2007.
________. Sistemas Operacionais Modernos. 3. ed. Prentice Hall, 2010
TANENBAUM, Andrew S.; WETHERALL, David. Redes de computadores. 5. ed. Pearson Prentice Hall, 2011.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

2 Responses to “Concurso da Marinha de Quadro Técnico do Corpo Auxiliar 2012 – Resumo do Edital para a vaga de Informática”

  1. juvenilson disse:

    olá amigo estou interessado em fazer o concurso para quadro técnico da marinha na área de informática. Minha dúvida é que curso devo ter de graduação pois a informática abrange muita coisa. Vou iniciar a faculdade e quero fazer tecnologo. Desde já grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!