Como usar o LinkedIn em benefício da carreira

image_pdfimage_print

Será que uma rede social com mais de 135 milhões de usuários pode ser benéfica para sua carreira? A resposta é sim, se você souber como usá-la. Estamos falando do LinkedIn, uma rede de relacionamentos que possibilita a troca de informações, o contato com outros profissionais, a oportunidade de participar de grupos de discussão e até de achar um novo emprego.

As contas básicas são gratuitas. Por meio dela pode-se fazer um perfil com dados de seus antigos empregos, formação acadêmica, interesses e até um resumo de suas experiências e objetivos. Já as contas pagas proporcionam mais vantagens. Na modalidade Business, por exemplo, é possível ver as listas completas de quem visita a sua página, ver perfis completos de todos os usuários da rede e contatar diretamente qualquer usuário através do InMail ou mensagens de confiança.

Mesmo na modalidade básica você pode fazer com que o endereço de seu perfil tenha o seu nome.É uma forma de facilitar ser encontrado quando alguém fizer uma busca por profissionais. A alteração é feita no campo ‘URL de perfil público’ e pode-se colocar seu nome seguido do sobrenome. O LinkedIn também conta com grupos de discussão em diversas áreas, sendo uma chance de se manter atualizado e conhecer profissionais que partilham interesses semelhantes, além de ajudar na conquista de um emprego melhor.

Atente-se também para as preferências de e-mail. Localizada em configurações, nessa opção devem ser marcados os tipos de mensagens que gostaria de receber e a frequência de envio. É importante marcar as alternativas receber e-mails de oportunidades de carreira, solicitações de conhecimento e consultas de emprego. Pedir uma recomendação a alguém que tenha sido seu supervisor ou chefe também é interessante para que outras pessoas conheçam melhor o seu trabalho.  É preciso acessar o menu perfil e ir em recomendações. O LinkedIn também tem uma central de ajuda e um centro de aprendizagem, em inglês, para auxiliar os usuários que queiram conhecer mais sobre o site.

Fonte: Mundo das Tribos

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!