Como se sair bem nas entrevistas de emprego

image_pdfimage_print

Especialista em recrutamento dá toques que podem aumentar as chances de eliminar candidatos e conquistar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Discussão sobre trabalho em equipe, estar preparado para apontar seus pontos fracos e fazer perguntas para o entrevistador. Essas são algumas das recomendações que você deve se lembrar durante o processo de  entrevistas de emprego.

Veja a seguir 15 dicas que são importantes para aumentar suas chances de conquistar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

1. Faça um bom currículo para abrir portas 

Geralmente, passam pelo funil da seleção dos currículos e são chamados para a entrevistas os que conseguem transmitir experiências, realizações e demonstram que podem contribuir para o potencial empregador. Caso você tenha dificuldade em elaborar um bom currículo esse cartão de visita, peça ajuda para um amigo de confiança ou consultores do mercado para causar uma boa impressão nesse primeiro contato.

2. Seja breve nas entrevistas por telefone 

As primeiras entrevistas com os candidatos são realizadas por telefone. Quando receber ligações de recrutadores, ouça as perguntas atentamente e as responda com objetividade. Este não é momento para vender sua imagem. Ele entrou em contato com você apenas para confirmar informações que estão em seu currículo. Tenha respostas na ponta da língua para explicações curtas e rápidas sobre sua trajetória profissional.

3. Cuidado com o visual 

Como as empresas têm diferentes códigos sobre trajes, é importante descobrir com antecedência o estilo do seu potencial empregador para saber que roupa é mais indicada nas entrevistas face-to-face. Uma empresa mais formal pode querer que você compareça nesse primeiro encontro de terno e gravata.

4. Ouça atentamente o entrevistador 

Candidatos podem ganhar pontos ou colocar tudo a perder em questão de minutos, dependendo da forma como respondem as perguntas do entrevistador. Alguns candidatos levam respostas prontas na agenda, o que pode ser um risco. Concentre-se e ouça as questões com muita atenção para dar respostas certas.

5. Mantenha integridade pessoal

Os empregadores conferem se os candidatos agiram com integridade na elaboração do currículo. Não coloque informações de habilidades que não possui nem provar. Se você apenas leu sobre novos sistemas de vigilância de vídeo, por exemplo, ou foi exposto brevemente a uma nova tecnologia, evite exagerar na hora de relatar suas experiências.

6. Conheça a si mesmo

Você não pode saber tudo sobre a empresa antes da entrevista, mas tem que ser capaz de falar sobre seus pontos fortes e fraquezas. Não seja pego de surpresa. Todo mundo tem ambos. Então, prepare-se com antecedência para mencionar aspectos negativos sem desmoronar quando for solicitado pelo entrevistador.

7. Selecione e ensaie tópicos para entrevista

Se você foi demitido em empregos anteriores, não espere pisar no local da entrevista para saber como vai explicar as razões da sua dispensa. Este é o tipo de assunto que é bom ensaiar em frente ao espelho com antecedência para dar respostas que não lhe prejudique quando estiver sob pressão em frente ao entrevistador.

8. Que contribuições pode dar ao novo empregador

Hoje a maioria das empresas está fazendo mais com menos recursos. Liste exemplos de soluções bem-sucedidas em empregos anteriores para mostrar ao seu novo empregador como pode agregar valor ao negócio. Pense em contribuições não apenas individuais, mas em equipe. Suas ideias podem fazer a diferença, já que outras pessoas estão na disputa pela mesma vaga. É essencial conhecer a nova organização e problemas e soluções. Assim você mostra que vale a pena ser contratado.

Faça a lição de casa antes de ir para entrevistas. Evite ir para empresas que não apreciará a sua cultura corporativa. Pesquisar sobre a companhia antes evita que tanto você quanto e o seu potencial empregador percam tempo com incompatibilidades. Se você está acostumado, por exemplo, a trabalhar em bancos ou organizações altamente reguladas, pode não se sentir bem em ambientes que sejam muito diferentes.

10. Use o LinkedIn de forma adequada

Essa rede social é uma fonte de pesquisa muito útil. Use o site para pesquisar pessoas que farão parte do sua seleção ou até para encontrar profissionais que já trabalharam com você e vão participar da entrevista. Porém, não cometa o erro de enviar um convite pelo LinkedIn para pessoas que você pesquisou. Esse tipo de atitude afeta negativamente o seu processo de recrutamento.

11. Demonstre conhecimento sobre a empresa 

Se você pesquisou sobre seu possível empregador, uma das melhores maneiras de demonstrar que sabe algo sobre a companhia e fazendo perguntas. Com base nas informações que levantou, prepare algumas questões para o entrevistador. É possível que você saiba mais sobre a organização do que a pessoa que vai entrevistá-lo. Algumas de suas perguntas podem ser técnicas ou de negócios, dependendo do cargo para o qual está se candidatando. Outras questões devem ser elaboradas especificamente para o gerente de contratação.

12. Entreviste o entrevistador

Você pode entrevistar seu potencial empregador. Elabore perguntas que ajudem a aprender sobre o estilo de gestão do gerente que está lhe contratando e as expectativas dele. Faça isso antes de aceitar uma oferta. Não espere para realizar essa tarefa depois que pedir demissão do emprego atual. Assim você reduz as chances de fazer escolhas erradas.

13. Demonstre interesse com equilíbrio 

Cuidado para não fazer perguntas erradas ao entrevistador. Demonstre interesse pela empresa e vaga ofertada, sem pressionar o entrevistador. Seu objetivo deve ser apenas de reunir informações de forma equilibrada.

14. Coloque-se no seu lugar 

Procure manter o controle do início ao fim do processo de seleção, mas resista à tentação de ficar muito confortável, achando que a vaga é sua antes do tempo. Baixe a guarda. Seja também pontual, evitando atraso ou chegar muito antes do horário. O ideal é se apresentar 10 minutos antes. Quando lhe pedirem para entregar documentos ou completar um processo de candidatura online, não deixe para concluir essa etapa no último minuto.

15. Acompanhamento após a entrevista

Tenha um plano de acompanhamento do seu processo de seleção antes da entrevista. Se pretende usar e-mail, certifique-se de obter cartões de visita daqueles que vai encontrar. Tenha os nomes corretamente grafados e títulos dos entrevistadores, bem como endereço certo para não cometer erros na hora de mandar mensagens, caso eles peçam para fazer esse tipo de comunicação.

CIO – Como se sair bem nas entrevistas de emprego.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!