Como remover vírus do celular

image_pdfimage_print

Os usuários já estão acostumados a encontrar malwares no computador, mas na hora de perceber como remover vírus do celular, se complicam. E na medida em que se tornam mais populares, os principais sistemas operacionais voltados às tecnologias móveis também se tornam alvos dos mais diversos tipos de vírus. Saber prevenir sempre é o melhor remédio, mas o que você deve fazer se você baixar um arquivo mal intencionado no seu Android, iOS, Windows Phone ou Symbian?

Como eu sei que fui infectado?

O vírus ou malware pode se manifestar de diversas formas, incluindo problemas técnicos no aparelho. É comum nestes casos receber propagandas não solicitadas (e suspeitas), redirecionamento automático para páginas estranhas, aparição de ícones estranhos, lentidão por parte do aparelho, excesso de uso da conexão de dados, entre outras atividades estranhas.

Os prejuízos causados pelo vírus são os mais variados, desde os mais simples, que tenta lhe empurrar propagandas para roubar arquivos de dentro do aparelho, roubar senhas e até para usá-lo como um zumbi de uma botnet, onde a pessoa por trás do vírus pode controlar remotamente o seu aparelho e realizar diversas tarefas com o mesmo.

Como remover vírus do Android?

Uma das plataformas dominantes nos dias de hoje, o Android é um dos principais alvos destes vírus. O fato de ser um sistema comum, vendido em larga escala e aberto colaboram para que seja alvo destes vírus tecnológicos.

Android está bem exposto a vírus (Foto: Reprodução)

Os vírus no Android se manifestam de diferentes formas, sendo a mais comum o uso de aplicativos não oficiais. Então, em muitas vezes, você vai precisar apenas remover o aplicativo infectado.

Alguns vírus e malwares podem ser removidos apenas escaneando o seu aparelho usando um antivírus de seu computador. Você pode fazer isso conectando o seu celular ao computador e varrendo ele do mesmo modo que faria com um pen drive.

Um dos modos para remover problemas mais complexos é a utilização de antivírus que podem ser encontrados no Google Play. Atualmente temos alguns como o Lookout, AVG, Avast e diversos outros. O processo de utilização do antivírus é simples, geralmente basta você baixar uma das opções e seguir os seguintes passos:

Passo 1: Procure por “Avast” no Google Play;

Passo 2: Clique em “Instalar”;

Passo 3: Abra o aplicativo de antivírus;

Passo 4: Clique em “Virus Scanner”;

Passo 5: Caso ele encontre alguma ameaça, você uma relação dos arquivos infectados e a opção “Resolve All”;

Passo 6: Caso queira remover todos, clique em “Remove All”, você verá uma tela semelhante a de baixo;

Passo 7: Clique em “Yes” para remover os arquivos infectados.

Antivírus eliminando arquivos no Android (Foto:
Reprodução)

É bom lembrar que esta sequência pode variar conforme o aplicativo escolhido.Utilizando o AVG, por exemplo, o processo é um pouco diferente.

Em casos extremos, onde nenhuma das soluções mostradas acima ajudam, é possível ainda tomar uma atitude extrema: você pode acessar as configurações de seu aparelho e restaurar as configurações de fábrica, mas cuidado isso irá apagar todos os dados de seu aparelho. Para fazer isto, siga os seguintes passos:

Passo 1: Acesse o aplicativo “Configurações” do seu dispositivo Android;

Passo 2: Procure pela opção “Fazer backup e redefinir”. Esta opção pode ter diferentes nomes dependendo da marca e modelo de seu aparelho;

Passo 3: Selecione “Configuração Original”. Esta opção pode ter diferentes nomes dependendo da marca e modelo de seu aparelho também;

Passo 4: Você agora vai ser avisado de que todos os dados do telefone serão deletados, então tenha certeza de ter guardado e feito backup de todos os arquivos;

Passo 5: Nesta tela você deve encontrar uma opção para também limpar o “Armazenamento Externo” ou o “Cartão SD”, dependendo do modelo está opção poderá vir com nomes diferentes. Recomenda-se que marque ela também, para apagar definitivamente tudo;

Passo 6: Clique em “Redefinir telefone” e o seu telefone irá reiniciar. Quando voltar, estará zerado como se tivesse acabado de sair da caixa, e livre dos vírus.

Como remover vírus do Windows Phone?

Windows Phone tem poucas incidências de vírus
(Foto: Reprodução)

Os aparelhos que utilizam o sistema Windows Phone se mostram um dos mais seguros até o momento. Pelo fato de não executarem nenhum arquivo que não esteja vinculado ao Marketplace, ainda não foi descoberto nenhum vírus desenvolvido pela plataforma.

O fato de ser um sistema com pouca representatividade em relação a número de vendas também colaboram para que não haja muitas pessoas preocupadas em criar vírus para tal plataforma. Mas isso não significa que você não deva manter os mesmos cuidados que teria com qualquer outra plataforma.

A AVG chegou a lançar um aplicativo de antivírus para a plataforma no final de 2011, mas foi removido posteriormente. Caso aconteça de você descobrir um vírus no seu aparelho, tente fazer o reset do sistema.

Como remover vírus do iOS?

Apesar do iOS ser conhecido como uma plataforma muito segura, já há algumas tentativas de produção de vírus também para os aparelhos da Apple. Apesar de não ter surgido nada grave até o momento, algumas empresas já relataram malwares que infectam o iPhone, mas só conseguem agir quando são transferidos para um computador Windows.

Vírus do iPhone só entra em ação quando tem
contato com o Windows (Foto: Reprodução)

Alguns desenvolvedores já demostraram ser possível ultrapassar as barreias de segurança do iTunes, mas nenhuma delas foi muito efetiva e a cada tentativa, fica mais difícil para um próximo conseguir entrar entre os aplicativos aprovados.

Um exemplo de vírus para iOS ocorreu em julho de 2012. Um aplicativo chamado “Find and Call” se passava por app simples de lista de contatos, mas na verdade acessava os contatos do usuário e a enviava para um servidor remoto. Logo que descoberto, o aplicativo foi removido.

Muitos também afirmam que o desbloqueio do iOS, também conhecido como jailbreak, poderá deixar a plataforma mais suscetível a vírus. Apesar disto, não há muitas notícias de vírus perigosos que tenham afetado quem o fez e geralmente os ocorridos estão ligados a descuidos dos usuários com a segurança de seus aparelhos.

Como remover vírus do Symbian?

Ainda muito forte em alguns países, o Symbian é um sistema que está presente na grande maioria dos smartphones da Nokia que ainda estão ativos, apesar de a empresa já ter parado de fabricar aparelhos com esta plataforma para se dedicar apenas ao Windows Phone.

No Symbian os vírus também existem, mas assim como no iOS, geralmente não são graves e na maioria das vezes podem ser evitados ao seguir as instruções de prevenção a arquivos maliciosos. Caso aconteça com o seu aparelho, o mais recomendado é fazer uma restauração de fábrica, que funciona de forma semelhante à relatada com o Android.

Fonte: Tech Tudo

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!