Como instalar e utilizar o EasyPHP

image_pdfimage_print

Demonstrarei uma forma breve de como instalar o EasyPHP para que você possa começar a aprender a programar PHP e testar suas aplicações no seu próprio computador, sem necessidade de estar conectado a internet.

Para começar vamos fazer o download do EasyPHP com a versão mais recente: http://www.easyphp.org

Para a data deste post, a versão mais atual e indicada é a 5.3.2i (PHP 5.3.2 – Apache 2.2.15 – MySQL 5.1.45 – PhpMyAdmin 3.3.2).

Para que serve o EasyPHP

Simplesmente é o servidor que irá rodar todos os arquivos na sua própria máquina. Ele faz todo o processo de instalação do Apache (servidor web) + PHP + MySQL (Banco de dados) + PHPMyAdmin (Gerenciador do banco de dados web)

Se você fosse fazer a instalação de um por um e fazer toda a integração para botar pra funcionar direito, você iria gastar algumas horas, alguns paracetamol para as dores de cabeça e muita pesquisa na internet de algum tutorial que prestasse para isso. Ainda bem que existe o EasyPHP, que faz tudo isso pra gente em pouquíssimos minutos, de forma fácil e rápida.

Instalando o EasyPHP

Este é o processo mais simples, já que como todo aplicativo para Windows, você só precisa ficar apertando “Next”.

Siga os passos abaixo:

  1. Escolha a língua que você deseja seguir na instalação (English) e clique em OK;
  2. Na próxima tela, irá aparecer os termos para aceitação, sendo assim, marque a bolinha do “I accept the agreement” e dê Next;
  3. Chegará a tela perguntando onde você quer instalar o EasyPHP, escolha uma pasta ou deixa a padrão;
  4. Aperte “Next” até chegar na última tela e você clicar em “Finish”.

Pronto, seu EasyPHP está instalado. Só precisamos iniciá-lo agora.

Rodando o EasyPHP

Após você clicar 2x no ícone para rodá-lo, perceba que irá aparecer o ícone próximo ao relógio do Windows.

Dê um duplo-clique sobre este ícone para abrir a telinha principal do EasyPHP. Note que ele mostra o nome Apache e MySQL, cada um com sua bolinha, ou verde, ou vermelha. Essas bolinhas indicam se eles estão rodando ou não. Caso estejam vermelha, clique sobre o nome do servidor que você quer botar pra rodar e vá na opção “Start” ou “Iniciar”, depois disso, sua bolinha deverá ficar verde. Caso continue vermelha, deve estar com algum problema. Possivelmente pode ser um servidor já rodando, e neste caso você tem que finalizar o processo deste servidor antes, para poder rodar o seu EasyPHP.

Acesse o endereço pelo seu navegador: http://localhost/

Caso apareça uma ela em branco com um cabeçalho do EasyPHP, estará funcionando corretamente.

Usando o EasyPHP

Você pode ir até a pasta de instalação do seu EasyPHP e notará que existe uma pasta chamada “www”. Tudo o que você jogar de arquivo dentro desta pasta, o seu servidor local irá processar como se fosse um site. Ou seja, você pode desenvolver seus sites e jogar os arquivos dentro dessa pasta e testá-los.

Crie um arquivo em branco chamado “info.php” e ponha o seguinte código dentro dele:

<?php
phpinfo();
?>

Abra o endereço pelo navegador: http://localhost/info.php

Ao acessar, deverá ser mostrado todas configurações do seu PHP. Caso isto ocorra, seu PHP está funcionando perfeitamente.

Acessando o PHPMyAdmin

Para acessar o gerenciador do MySQL online, você pode acessar através deste endereço: http://localhost/home/mysql

Daí, basta criar seu banco de dados, usuários, tabelas, etc e começar a utilizá-lo em suas aplicações web.

Concluindo

O EasyPHP tem se tornado uma ferramenta muito popular entre os desenvolvedores web, já que ela ajuda a agilizar o processo de desenvolvimento na sua máquina local, sem precisar estar editando seus códigos, enviando para o servidor online para depois poder testar, o que faz levar um tempo maior. Já com o servidor local, você faz isso instatâneamente, já que ao salvar o arquivo, você já pode dar um refresh na página que você está modificando e ver o resultado da mudança feita, sem precisar ter que esperar upload de arquivo.

Espero que tenha ajudado algumas pessoas que sentem dificuldade ou nunca mecheram com o EasyPHP antes. Futuramente eu vou postar algumas dicas legais para melhorar este servidor.

Grande abraço e não deixem de comentar ou deixar sua dúvida, e também o seu voto! 🙂

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

4 Responses to “Como instalar e utilizar o EasyPHP”

  1. Vladimir disse:

    O meu tá “funcionando”, mas com um porém – não criou a pasta www.
    O que pode ser?
    Obrigado

  2. Emerson Costa disse:

    Olá Diego.
    Então fiz direitinho como você explica e deu tudo certinho, até a parte em que eu digito http://localhost/home/mysql, dai aparece uma mensagem (A URL requisitada não foi encontrada neste servidor. Se você digitou o endereço (URL) manualmente, por favor verifique novamente a sintaxe do endereço.), mas o endereço ta certinho, tentei também pelo easyPHP (PhpMyAdmin), e aparece a mesma mensagem.
    Poderia me ajudar como resolver isso.
    Desde já agradeço.

    • Diego Macêdo disse:

      Provavelmente o apache e mysql não estão inicializando de forma correta. Procura ver o log dele e se está online. Qualquer coisa dá uma olhada no site oficial, pois esse meu tutorial foi feito há anos. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!