Como estimar os custos do projeto de TI

image_pdfimage_print

Se você faz parte de uma próxima geração de TI do grupo, a estimativa de custo do projeto é um recurso extremamente importante. Se, por outro lado, você é parte de um mais tradicional grupo de TI, a estimativa é um recurso extremamente importante.

Para começar tenha em mente que a uma boa estimativa de custo de um projeto é uma previsão inicial dos gastos com os recursos necessários para executar o projeto. Isso inclui, mas não se limita, à mão-de-obra, materiais, equipamentos, serviços e instalações, além de reservas específicas como provisão para inflação e contingências.

A regra de números corporativos
Entender a regra dos números corporativos é de vital importância para qualquer um que espera ter uma carreira em gestão e gerenciamento de projetos.

Usar a regra de números corporativos significa que você só deve informar um custo e um prazo se puder atender ou superá-los.

Para fazer isso ao estimar os custos de projetos, você tem que estar em uma posição confortável para planejar o trabalho – você deve ser capaz de quebrar o trabalho em tarefas que não demorem mais de uma semana, e traçar um esboço de três ou quatro níveis de profundidade (a estrutura de divisão de trabalho). Uma vez tendo isso, você provavelmente poderá estimar cada tarefa com um grau razoável de precisão.

Lidar com contingências
Devo dizer que, se você se preocupou em seguir a regra dos números corporativos, a sua estimativa seria razoavelmente precisa, exceto por um detalhe crítico: a contingência. Projetos sem surpresas são extremamente raros. Algo sempre acontece para jogar fora o cronograma original. Uma boa maneira de lidar com isso é adicionar 15% na estimativa de custos por contingência. Essa gordura pode ser providencial na hora do gerenciamento do orçamento do projeto.

Lidar com a complexidade
Só mais uma coisa: alguns projetos são tão complexos que compreendê-los bem o suficiente para estimar o seu custo seria exigir mais tempo e esforço do que você tem para gastar. Então, esteja preparado para gerenciar bem o orçamento do projeto. Um projeto executado sem a gestão do orçamento e revisões frequentes estará caminhando para o fracasso.

Preparar os custos de um projeto é mais uma arte do que uma ciência. Mas, depois que se pega o jeito, pode ser divertido. E pode melhorar sua credibilidade e seu acesso ao CEO?

Fonte: CIO

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!