Cinco dicas para conseguir se recolocar no mercado de trabalho

Em todo o mundo, as atividades de fusão e aquisição cresceram 22% no quatro trimestre de 2011, aponta o IntraLinks Deal Flow Indicator (DFI), índice calculado pela Intralinks, provedora de soluções de software como serviço (SaaS). No Brasil, o volume de negócios no período obteve alta de 32% em relação ao quarto trimestre de 2010.

Inúmeros profissionais ainda vivem o drama de ver departamentos inteiros serem reestruturados. Como reultado desses processo é comum profissionais com cargos executivos serem dispensados.

Para os especialistas em recursos humanos, a primeira regra diante da possibilidade de cortes é que o executivo esteja preparado para encarar o medo e sem ter que esconder-se. Mais do que entrar nas estatísticas de desemprego no Brasil, o profissional deve ser ágil ao encarar a situação como um planejamento de carreira, buscando contatos, cursos, outplacement, ou avaliando a abertura de um negócio próprio.

Não é o momento de tirar férias, mas uma oportunidade de encarar a carreira. E essa busca pela nova colocação no mercado deve tomar tanto tempo quanto um trabalho normal. Manter a serenidade é fundamental, mas com foco no novo emprego.

Veja cinco dicas de como conquistar uma nova vaga rapidamente.
1- Faça da procura por uma vaga seu novo trabalho em tempo integral
O profissional pode não estar empregado momentaneamente, mas tem um trabalho, que é encontrar uma vaga no mercado. Se ele encarar os primeiros meses de desemprego como férias, corre o sério risco de perder um tempo precioso. E voltar a procurar um emprego depois dessas “férias” vai ser ainda mais difícil.

Quando o profissional inicia a procura de uma nova posição imediatamente, ele está preparado para a oportunidade certa quando esta surgir. Sua disponibilidade aparecerá nas entrevistas, desde a forma como apresenta o currículo à maneira como se comporta durante um escrutínio. Se o profissional tiver habilidade de negociação, esta também estará afiada.

2- Mantenha o pique

Ser demitido nos dias de hoje pode trazer o pânico para a vida de um profissional e é exatamente por isso que é necessário manter as prioridades em ordem para manter o pique. Só assim é possível ganhar motivação para voltar ao mercado com a vontade que necessária.

Profissionalmente falando, a demissão pode ser uma benção. Principalmente se a empresa anterior era do tipo que entediava ou enraivecia com suas políticas. Pode ser o momento de aproveitar para encontrar uma posição que ofereça novos desafios e oportunidade de crescimento.

3- Eficiência no Networking
É o momento de voltar a entrar em contato com todos que você conhece, mesmo que pareça desconfortável revelar a situação de desemprego. Aliás, esconder isso é um grande erro. Todo mundo sabe que o mundo está sujeito a intempéries e o demitido é apenas um em um milhão. O melhor é dizer a todos, pois qualquer pessoa pode ter algum contato importante para oferecer.

Além disso, manter sua rede de contatos na internet pode ser uma forma excelente de reconquistar uma posição. A Web já é o meio preferencial no qual empregadores procuram profissionais. Mas é bom tomar cuidado para que essas redes não prejudiquem o profissional. Nada de fotos comprometedoras ou textos com detalhes particulares que não sejam motivo de orgulho.

4- Consultoria é uma alternativa
O profissional que sai de um posto de trabalho em tempo integral costuma rechaçar consultorias pela idéia de não-permanência. Mas é uma opção a ser considerada. Não é incomum que consultores fiquem cinco anos ou mais em uma companhia. São anos de pagamentos e benefícios de um emprego em tempo integral. Além disso, o consultor sempre pode mirar em uma posição permanente em uma organização.

A consultoria traz outros benefícios: flexibilidade, possibilidade de escolher com quais projetos trabalhar, atualização constante das competências profissionais. Em último caso, pode ser uma opção para manter a renda enquanto não surge uma vaga definitiva.

5- Qualifique-se
Se o profissional sempre teve aspirações de atingir um alto status em qualificação em tecnologia da informação, mas nunca conseguiu ter tempo para chegar ao nível desejado, o momento do desemprego pode ser a hora perfeita. Enquanto procura emprego, você pode correr atrás de obter um MBA ou outro tipo de educação que o qualifique para um posto executivo. Desta forma, quando a economia se ajustar, terá pontos extras na briga por uma vaga.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *