Certificação em Gerenciamento de Projetos

image_pdfimage_print

Existe um ponto muito importante para as organizações, que é a certificação, que vem trazer ao profissional as melhores práticas para o Gerenciamento de Projetos. O próprio PMI, que é responsável pela divulgação do PMBOK, certifica os profissionais.

Da mesma forma que o próprio PMBOK se atualiza, o profissional é obrigado a se atualizar. O PMP é dada através de um exame, mas que tenha experiência no ramo de Gerenciamento de Projetos.

A certificação CAPM é dada através de um exame, mas que não tenha a experiência exigida pelo PMP, mas que tem conhecimento no ramo.

Logo PMI

Certificação PMI

Desde 1984, o Project Management Institute tem se dedicado ao desenvolvimento e manutenção de um criterioso Programa de Certificação Profissional, com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerente de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área.  Em 1999, o PMI tornou-se a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.

O Gerenciamento de Projetos está sendo utilizado em diversos setores produtivos, como indústrias, construção civil e como base de novos sistemas de informação para assistência médica, serviços financeiros, educação e treinamento. As pessoas que dirigem estes projetos nas diferentes áreas,  têm formações profissionais e acadêmicas muito diversas e trazem diferentes níveis de experiência como praticantes do Gerenciamento de Projetos. Para se prepararem para os papéis de gerente de projeto ou de integrante de equipes de projeto, os indivíduos devem assimilar uma compreensão básica dos processos e das áreas de conhecimento que são comuns a todos os projetos. Esta compreensão é a base dos estudos para as certificações.

Certificação CAPM

A certificação CAPM – Certified Associate in Project Management– foi criada para membros de equipe e gerentes de projeto que estão começando na profissão. Estudantes com o ensino médio completo também podem se certificar.

Esta certificação beneficia profissionais de todas as áreas, pois deixa evidente o interesse do profissional no ganho de conhecimentos em processos e terminologias de gerenciamento de projeto. Profissionais com habilidades em gerenciamento de projetos vislumbram atuar como gerentes de projeto e a certificação CAPM é uma das melhores formas de alavancar a carreira.

O profissional  pode se certificar CAPM se:

  • For membro de uma equipe de projeto;
  • For praticante de gerenciamento de projetos com pouca experiência, ou recém-iniciado nas atividades de gerenciamento de projetos;
  • For estudante de graduação ou pós-graduação que tenha interesse em gerenciamento de projetos;
  • Conhecer as melhores práticas em Gerenciamento de Projetos, através de treinamentos formais.

O CAPM também pode ser um membro de equipe de projetos, que executa atividades como:

  • Apoio na avaliação de planos de controle de projetos;
  • Apoio no refinamento dos requisitos, premissas e restrições do projeto;
  • Suporte no fechamento administrativo e financeiro do projeto.

Para estar apto a realizar a prova de certificação o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:

  • Ter pelo menos o ensino médio completo e experiência mínima de 1500 horas como membro de equipe de projeto; ou
  • Ter participado de pelo menos 23 horas de treinamento formal em gerenciamento de projetos.

Recertificação: os candidatos que passam no exame CAPM estarão certificados pelo período de 5 anos. Após o final desse período, os profissionais que conquistaram a credencial CAPM têm a opção de refazer o exame CAPM ou, caso sejam elegíveis, podem procurar obter a importante credencial PMP.

Certificação PMP

A Certificação PMP – Project Management Professional  do PMI é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada mundialmente no que tange ao Gerenciamento de Projetos.

Para obter a Certificação PMP, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação PMP. Para comprovação da experiência, existem duas categorias:

  • Categoria I (profissionais com curso superior completo): 4.500 horas e 36 meses de experiência nos últimos 6 anos;
  • Categoria II (profissionais com ensino médio completo): 7.500 horas e 60 meses de experiência nos últimos 8 anos.

Em todo mundo existem mais de 100.000 profissionais PMP, que prestam serviços em torno de 45 países. Hoje, muitas organizações vêm requerendo que os profissionais tenham a Certificação PMP, tanto para desenvolvimento individual na organização quanto para obtenção de um emprego.

Requisitos para Continuidade da Certificação PMP

O processo de recertificação é conduzido pleo Continuing Certification Requirements (CCR), que apóia o desenvolvimento profissional dos Project Management Professionals (PMPs) e a manutenção da Certificação PMP. Os propósitos do CCR são:

  • Dar sustentabilidade à Certificação PMP como uma certificação global;
  • Intensificar o desenvolvimento profissional dos PMP;
  • Encorajar e reconhecer oportunidades de aprendizagem individual;
  • Oferecer um mecanismo objetivo e padronizado para obtenção e registro das atividades de desenvolvimento profissional.

Os profissionais já certificados PMP devem acumular um mínimo de 60 Professional Development Units (PDUs) durante cada ciclo de Continuidade da Certificação. Este ciclo tem 3 anos de duração. Os PMPs devem também estar em concordância com o Código de Conduta Profissional (PMP Code of Professional Conduct) para manter a certificação.

PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos substancialmente consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no Guia do Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) e envolver recursos especializados apropriados.

Uma PDU é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração. Exceções: Números específicos de PDUs também podem ser ganhos por serviços profissionais e por atividades de ensino especificadas.

Os profissionais PMP são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. Eles devem fazer cópias do PMP Professional Development Activities Reporting Form (que pode ser obtido no site do PMI), entrar com as informações requeridas e enviar por fax ou e-mail o formulário preenchido para PMI/CCR Records Office na Universidade de Oklahoma.

Todos os PMPs devem manter um arquivo CCR pessoal, com toda a documentação que suporte as atividades reportadas. Um percentual de PMP será randomicamente selecionado e auditado a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 12 meses após o final do Ciclo CCR.

Mais informações em: http://www.pmisp.org.br/certificacao/pmp

Certificação PgMP

A Certificação PgMP – Program Management Professional foi especificamente desenvolvida para reconhecer as qualificações de profissionais que comandam o gerenciamento coordenado de múltiplos projetos e garantem o sucesso de um programa.

Candidatos que receberem esta credencial serão reconhecidos internacionalmente como profissionais com experiência para tomar importantes decisões e traçar objetivos estratégicos para otimizar os resultados dos negócios.

Para obter a certificação PgMP o profissional deve satisfazer determinados requisitos e concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct). A competência dos candidatos será verificada em três passos:

  • Competence Evaluations 1
    A avaliação inicial ocorrerá durante o processo de inscrição. Antes do candidato ser tornar elegível a prosseguir com a certificação, ele será amplamente avaliado por um quadro de gerentes de programas quanto à sua experiência profissional.
  • Competence Evaluation 2
    O próximo passo na avaliação ocorrerá com um exame de múltipla escolha no qual o candidato será solicitado a demonstrar sua habiliadde em aplicar seu conhecimento em questões baseadas em cenários situacionais.
  • Multi-rater Assesment (MRA)
    O último passo será uma avaliação 360 graus onde uma equipe de avaliadores irá verificar as suas habilidades em tarefas pertinentes ao gerenciamento de programas. Você preencherá uma auto-avaliação e deverá indicar 12 pessoas como referência para que eles o avaliem.

Um profissional  pode se certificar PgMP se:

    • For graduado em qualquer curso de bacharelado ou equivalente e se nos últimos 15 anos tiver:
      • quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de projetos, e
      • quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de programas
      • Não for graduado em um curso de bacharelado e se nos últimos 15 anos tiver:
        • quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de projetos, e
        • sete anos (10.500 horas) de experiência em gerenciamento de programas

Recertificação: O Continuing Certification Requirements (CCR) apóia o desenvolvimento profissional dos Program Management Professionals e a manutenção da Certificação PgMP.

Os propósitos do CCR são:

        • Dar sustentabilidade à Certificação PgMP como uma certificação global;
        • Intensificar o desenvolvimento profissional dos certificados PgMP;
        • Encorajar e reconhecer oportunidades de aprendizagem individual;
        • Oferecer um mecanismo objetivo e padronizado para obtenção e registro das atividades de desenvolvimento profissional.

Os profissionais certificados PgMP devem acumular um mínimo de 60 Professional Development Units (PDUs) durante cada ciclo de Continuidade da Certificação. Este ciclo tem 3 anos de duração e começa em 1º de janeiro do ano em que se obteve a certificação inicial. Os profissionais devem também estar em concordância com o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI (PMI Code of Ethics and Professional Conduct) para manter a certificação.

Autor: Prof. Victor Antonio Triotiño

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!