Cavalo de Tróia multiplataforma ataca Windows, Mac e Linux

Novo Cavalo de Tróia pode afetar máquinas rodando Windows, Mac ou Linux. Ele identifica o sistema operacional do usuário e baixa o malware mais adequado para completar a infecção. O objetivo final é transformar o computador afetado em um zumbi, suscetível a instruções posteriores de um servidor externo.

Segundo o F-Secure, primeira empresa a identificar a ameaça multiplataforma em um site colombiano, otrojan se instala a partir de um applet Java malicioso. Ao visitar um site contaminado, o usuário é ludibriado a executar o aplicativo Java, o que abre passagem para a invasão. A partir daí, o programa tenta identificar o sistema operacional do computador.

O Cavalo de Tróia foi nomeado Trojan-Downloader:Java/GetShell.A. Os componentes adicionais para cada plataforma, Windows,

Mac, e Linux são respectivamente:
Backdoor:W32/GetShell.A, Backdoor:OSX/GetShell.A e
Backdoor:Linux/GetShell.A. Por enquanto, o servidor de Command and Control (C&C) não enviou nenhuma instrução para as máquinas afetadas, de acordo com o monitoramento da F-Secure, mas isso pode acontecer a qualquer momento.

Fonte: Código Fonte

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3.
Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!