Cavalo de Tróia multiplataforma ataca Windows, Mac e Linux

image_pdfimage_print

Novo Cavalo de Tróia pode afetar máquinas rodando Windows, Mac ou Linux. Ele identifica o sistema operacional do usuário e baixa o malware mais adequado para completar a infecção. O objetivo final é transformar o computador afetado em um zumbi, suscetível a instruções posteriores de um servidor externo.

Segundo o F-Secure, primeira empresa a identificar a ameaça multiplataforma em um site colombiano, otrojan se instala a partir de um applet Java malicioso. Ao visitar um site contaminado, o usuário é ludibriado a executar o aplicativo Java, o que abre passagem para a invasão. A partir daí, o programa tenta identificar o sistema operacional do computador.

O Cavalo de Tróia foi nomeado Trojan-Downloader:Java/GetShell.A. Os componentes adicionais para cada plataforma, Windows,

Mac, e Linux são respectivamente:
Backdoor:W32/GetShell.A, Backdoor:OSX/GetShell.A e
Backdoor:Linux/GetShell.A. Por enquanto, o servidor de Command and Control (C&C) não enviou nenhuma instrução para as máquinas afetadas, de acordo com o monitoramento da F-Secure, mas isso pode acontecer a qualquer momento.

Fonte: Código Fonte

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!