Carreira em TI: quer ser contratado ainda neste mês? Veja 4 dicas

image_pdfimage_print

Ainda dá tempo de encontrar uma oportunidade de emprego. Fortaleça o contato com colegas e boa sorte.

Se você já ouviu falar que empresas não contratam durante a temporada de férias, não acredite nisso, diz a especialista em carreira e porta-voz do LinkedIn Lindsey Pollak.

A economia em solo nacional está aquecida e as oportunidades de emprego em TI estão em alta. Por isso, Lindsey aponta que dezembro apresenta oportunidades únicas para aprimorar as habilidades de networking e conquistar o emprego dos sonhos.

“Passei a ignorar o mito de que empresas não contratam em dezembro em 1999, quando fui entrevistada e me ofereceram o trabalho dos sonhos em uma startup focada em internet. Isso aconteceu uma semana antes do Natal”, lembra Lindsey. “O mesmo pode acontecer com você.”

Veja abaixo quatro maneiras de usar o LinkedIn para fortalecer relacionamentos, fazer novos contatos e aproveitar as oportunidades nessa época do ano.

1. Reconecte-se com antigos colegas

“As férias são o momento perfeito para voltar a ter contato com pessoas que você não tenha falado há tempos, como ex-colegas de trabalho, colegas, amigos e membros de associações profissionais”, aconselha Lindsey. “A chave é fazer toda a comunicação de forma pessoal.”

Em vez de enviar uma série de e-mails para todos os contatos desejando Feliz Natal, seja mais seletivo e personalize a mensagem para cada pessoa que deseja retomar o contato. Isso mostra que o desejo de se conectar é genuíno, constata Lindsey.

Veja um exemplo de mensagem. “Olá, Ricardo. Boas festas! Sei que não nos falamos há um tempo, mas espero que esteja bem. Acessei o seu perfil do LinkedIn e vi que conquistou nova posição na empresa. Parabéns! Eu adoraria voltar a estabelecer um contato mais próximo no Ano Novo, uma vez que ainda estamos trabalhando na mesma área. Posso te ligar ou convidá-lo para um café? Obrigada. Tudo de bom, Lindsey.”

Lindsey recomenda deixar as notícias de busca de emprego pessoalmente ou por telefone.

2. Fortaleça a rede nas festas

Antes de ir para a festa de um amigo ou um membro da família, Lindsey recomenda verificar os perfis das pessoas no LinkedIn para ver em quais empresas eles estão trabalhando e identificar os contatos que você pode ter em comum com colegas ou parentes e como eles podem ajudá-lo na carreira.

“Nas comemorações de final de ano não há problema em falar sobre a busca de uma oportunidade e ser específico sobre o tipo de posição que está procurando”, ensina Lindsey. “Depois das conversas, lembre-se de enviar a cada pessoa um pedido de ligação ou uma mensagem no LinkedIn no início do ano para continuar a conversa.”

3. Follow up

Use o mito de que ninguém é contratado em dezembro a seu favor, afirma Lindsey. Se os candidatos a uma vaga não são tão ativos nesse mês, você terá mais chances de se destacar entre os empregadores se mostrar interesse.

“Qualquer recrutador com vagas ativas emprego verifica a caixa de entrada durante as férias”, comenta.

Lindsey também recomenda enviar uma mensagem adicional para o recrutador. Ela cita um exemplo. “Gostaria de expressar meu interesse na posição de número #2345.” Em seguida, é adequado mencionar algo específico que você já leu sobre a empresa que está buscando uma oportunidade, como uma notícia positiva ou sobre a indústria de atuação.

4. Enriqueça seu perfil do LinkedIn

Reflita sobre o ano passado e atualize o perfil com as realizações ou detalhes importantes que podem contribuir para a busca de emprego, afirma Lindsey.

“Assumiu um projeto voluntário que demonstra grande capacidade de organização? Começou um blog profissional? Cite alguns projetos independentes que possa compartilhar na seção Projetos. Você nunca sabe o que pode chamar a atenção de alguém na rede”, relata Pollak.

Lembre-se de que ao atualizar o perfil no LinkedIn as novidades serão enviadas para a rede e essa é outra oportunidades para entrar no radar de colegas e empresas em busca de talentos, finaliza a executiva.

Fonte: Computer World

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!