Boas práticas para melhorar seu perfil no LinkedIn

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Ter postura e ética, interagir com relevância e compartilhar conhecimento pode aumentar muito as chances de bons negócios nessa rede profissional.

Com o crescimento das relações virtuais profissionais, é preciso relembrar algumas das boas maneiras para estar neste espaço e poder rentabilizar ao máximo a nossa presença, cumprindo todas as regras da boa etiqueta. Assim, destacamos 30 regras espalhadas pelos mais variados espaços e campos do LinkedIn.

Perfil

1. Nunca incluir informações falsas no perfil: menções a empresas onde não trabalhou, skills que não possui, etc.

2. Deve-se incluir fotografia profissional associada ao perfil e evitar avatares ou imagens manipuladas.

3. Sempre atualizar as suas informações após mudança profissional.

Convites

4. Enviar convites com texto personalizado, incluindo as razões para o convite.

5. Sempre agradecer pelos convites e enviar uma mensagem de apresentação profissional.

6. Nunca fazer convites afirmando ser AMIGO de uma pessoa que ainda não conhece!

Recomendações

7. Evitar pedir uma recomendação a alguém que não conhece pessoalmente ou com quem nunca tenha trabalhado.

8. Evitar receber / redigir recomendações a membros da família ou amigos somente para constar no Perfil LinkedIn.

9. Após receber uma recomendação, é interessante entrar em contato e fazer algum comentário.

Mensagens

10. Abolir o spam. Incomodar seus contatos com assuntos irrelevantes ou com mensagens não personalizadas é péssimo.

Exemplo 1: “Eu preciso de um emprego. E-mail para: desperado@arasca.com”.

Exemplo 2: “Compre, compre agora, compre barato…” (sem desenvolver qualquer comunicação com o novo contato LinkedIn).

11. Não incluir um membro da rede a uma mailing list da empresa, simplesmente porque está conectado no LinkedIn.

12. Sempre responder aos contatos recebidos.

Atualizações de estado

13. Evitar usar a atualização de estado para “tweets”! Atentem à conversa / assunto que trazem neste espaço. Deve-se moderar a sua frequência! Analise que tipo de assunto recebe maior atenção pela sua rede de contatos.

Introduções

14. É recomendável fazer introduções a outras pessoas. Interaja sempre que achar importante.

Eventos

15. Lançar não-eventos, ou seja, atividades regulares que decorrem durante um longo período de tempo é uma má prática. Normalmente é uma venda de produtos e serviços dissimulada.

LinkedIn answers

16. Não faça perguntas banais ou com o sentido de fazer sales-pitch.

17. Evite usar as respostas às perguntas para fazer publicidade à sua empresa / produto.

Linkedin empresas

18. Nunca recomende produtos ou serviços de empresas “amigas” apenas para ficar bem na página institucional.

Grupos

19. Sempre leia as regras do grupo.

20. Tenha bom senso e ponderação ao efetuar a divulgação de eventos, serviços ou produtos na área das discussões.

21. Não lance ofertas de emprego na área das discussões.

22. Não lance discussões com links para venda de produtos / serviços.

23. Os membros dos Grupos abertos LinkedIn que claramente não pertencem aos grupos = má prática.

24. Nunca se juntar aos grupos exclusivamente para autopromoção, deve-se trocar ideias e compartilhar conhecimento.

25. Evite fazer comentários sobre discussões ou perguntas sem valor agregado.

26. Nunca colocar uma discussão em grupos dizendo: “Por favor, contratem-me!”

27. Evitar colocar mensagens que não estejam alinhadas com o contexto da comunidade.

28. Nunca postar mensagens com conteúdo agressivo, que denigra pessoas e empresas ou que não contribuam com o contexto da comunidade.

29. Evite respostas a discussões sem ligação ao assunto.

Sondagens

30. Criar sondagens sem sentido ou fundamento e com intuitos assumidamente comerciais é uma má prática (Qual a melhor solução em informática? a) a minha? b) a minha? c) ou a minha?

Que sugestões podemos incluir nesta lista?

Fonte: Webinsider

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

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