Ataques hacker em contas do Gmail caem 99,7% de 2011 para 2012

image_pdfimage_print

A Google divulgou em um de seus blogs oficiais que, desde 2011, quando iniciou novos esforços para impedir que contas do Gmail fossem hackeadas, o número de ocorrências desse tipo caiu 99,7% até o fim de 2012. Ou seja, o serviço de emails da empresa foi praticamente blindado contra os ataques de spammers e outros tipos de criminosos.

De acordo com a empresa, a segurança do serviço foi reforçada pela adoção de 120 novas variantes que avaliam a situação na hora do login mesmo que um endereço de email válido e uma senha verdadeira sejam utilizados. Ou seja, se o spammer tentar enviar aqueles pedidos de ajuda falsos, ou links para serem clicados, o Gmail vai utilizar essas variantes para determinar se ele pode ou não entrar de fato na sua conta.

Um dos métodos adicionados é a confirmação do número de celular utilizado, perguntas respondidas na criação da conta etc. Essas medidas são acionadas quando alguém tenta acessar sua conta a partir de um local estranho, por exemplo, entre outras situações.

Para chegar a esse alto índice de segurança, a Google diz ter observado o comportamento desses criminosos ao tentar fazer login em contas do Gmail com senhas roubadas. Dessa maneira, o índice de falha na segurança ficou em menos de 1% em quase dois anos.

via Ataques hacker em contas do Gmail caem 99,7% de 2011 para 2012

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!