Ataques DDoS à Sistemas de Telecomunicações Estão em Alta

Os ataques DDoS são normalmente vistos como o domínio através do qual os crackers procuram bloquear, e depois chantagear, as empresas  que estão fortemente dependentes da sua presença na Internet. Mas, com a ascensão de botnets para venda, a natureza dos atacantes mudou e as opções de investidas maliciosas aumentou aumentaram bastante. Já não são apenas servidores e contas de e-mail que estão em perigo de ser inundadas por elementos nefastos, mas as linhas telefônicas móveis e fixas, também estão correndo riscos.

Estes ataques conhecidos como Telecommunications Denial of Service (TDoS), são muitas vezes utilizados por cibercriminosos que conseguiram acessar as contas bancárias dos usuários, e planejam executar operações que, se observadas pelo banco ou pelo cliente, podem ser facilmente bloqueadas ou revertidas antes que esses usurpadores sejam capazes de extrair o dinheiro roubado. Além disso, as transferências de dinheiro detectadas como incomum, muitas vezes significam que o banco vai chamar por e-mail o proprietário da conta bancária, a fim de confirmar a validade da transação ou apenas para avisar o cliente sobre isso.

Mas, se a caixa de entrada desse cliente for inundada com dezenas de milhares de mensagens de spam, será difícil perceber o aviso vindo do banco. Da mesma forma, se a chamada do banco via telefone não puder ser passada para o cliente, seu telefone celular e outros telefones serão bombardeados com chamadas falsas e mensagens de texto, horas ou mesmo dias podem passar até que eles consigam entrar em contato com o cliente. Nesse ínterim, os bandidos já teriam fugido com o dinheiro transferido.

Fonte: Under-Linux

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3.
Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!