Ataques DDoS à Sistemas de Telecomunicações Estão em Alta

image_pdfimage_print

Os ataques DDoS são normalmente vistos como o domínio através do qual os crackers procuram bloquear, e depois chantagear, as empresas  que estão fortemente dependentes da sua presença na Internet. Mas, com a ascensão de botnets para venda, a natureza dos atacantes mudou e as opções de investidas maliciosas aumentou aumentaram bastante. Já não são apenas servidores e contas de e-mail que estão em perigo de ser inundadas por elementos nefastos, mas as linhas telefônicas móveis e fixas, também estão correndo riscos.

Estes ataques conhecidos como Telecommunications Denial of Service (TDoS), são muitas vezes utilizados por cibercriminosos que conseguiram acessar as contas bancárias dos usuários, e planejam executar operações que, se observadas pelo banco ou pelo cliente, podem ser facilmente bloqueadas ou revertidas antes que esses usurpadores sejam capazes de extrair o dinheiro roubado. Além disso, as transferências de dinheiro detectadas como incomum, muitas vezes significam que o banco vai chamar por e-mail o proprietário da conta bancária, a fim de confirmar a validade da transação ou apenas para avisar o cliente sobre isso.

Mas, se a caixa de entrada desse cliente for inundada com dezenas de milhares de mensagens de spam, será difícil perceber o aviso vindo do banco. Da mesma forma, se a chamada do banco via telefone não puder ser passada para o cliente, seu telefone celular e outros telefones serão bombardeados com chamadas falsas e mensagens de texto, horas ou mesmo dias podem passar até que eles consigam entrar em contato com o cliente. Nesse ínterim, os bandidos já teriam fugido com o dinheiro transferido.

Fonte: Under-Linux

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!