Aprenda a evitar golpes no Facebook e problemas no computador

image_pdfimage_print

Muitos sites buscam oferecer segurança aos seus visitantes, protegendo-os de eventuais contratempos. Apesar de o Facebook possuir uma política de segurança muito bem elaborada,  vale a pena ficar de olho para não cair em algum golpe na rede social. Por isso, o TechTudo preparou dicas para você se prevenir das pegadinhas no Facebook.

1. Muitos já caíram no truque da “promoção imperdível”. Sorteios de tablets, smartphones e afins vivem aparecendo na rede. Dificilmente coisas muito boas, e caras, são dadas a troco de nada dessa maneira. Quase sempre são fakes, esperando um clique para contaminar seu computador com vírus ou roubar seus dados.

Cuidado com as "promoções imperdíveis" na rede social (Foto: Reprodução)Cuidado com as “promoções imperdíveis” na rede social (Foto: Reprodução)

2. O Facebook possui inúmeros aplicativos, como joguinhos, horóscopos diários, quiz etc. Apenas aceite os de fontes confiáveis.

3. Uma forma bem simples de se proteger é ativando a navegação segura para o Facebook, transformando a navegação HTTP normal em HTTPS. A diferença é que, ao ativar esse tipo de navegação, uma camada adicional de segurança será inserida, permitindo que os dados transmitidos durante o tempo em que você estiver na rede social sejam passados por meio de uma conexão criptografada, verificando a autenticidade do servidor.

4. Alguma mensagem apareceu pedindo que você faça alguma coisa para continuar tendo acesso livre ao Facebook? Ignore e delete!

5. Muitas pessoas postam links na rede social. Tome cuidado com aqueles encurtados ou em códigos, pois fica difícil saber a procedência. Logo, só abra quando pessoas confiáveis postarem.

Cuidados com o computador

Existem pequenos cuidados que devemos tomar para que nossos computadores não tenham problemas também.

1. Sempre esteja com seu computador atualizado, tanto o sistema operacional quanto o navegador que você usa. Essas atualizações costumam ser automáticas, basta aceitá-las quando forem solicitadas.

2. Tenha um antivírus de confiança. Pago ou gratuito, o importante é a proteção. Atualize-o sempre que necessário e faça varreduras constantes em seu computador. Vale a pena ter um antimalware também, que removerá conteúdos maliciosos.

3. Utilize senhas fortes e difíceis de serem descobertas. Evite usar informações conhecidas, como nomes, datas de aniversário e time, por exemplo. Opte por fazer uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números.

4. Mude suas senhas com alguma frequência, e evite utilizar a mesma para mais de uma finalidade.

Apesar dos cuidados acima, não é possível garantir que estaremos livres de problemas e invasões. Por isso fique sempre de olho!

Fonte: TechTudo

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!