Aplicativos e sites que se destacam na segurança

Os riscos na internet são eminentes para quem navega por sites desconhecidos. Se num simples clique ou visualização você pode ser prejudicado, realizar transações financeiras, confiar seus dados e mandar mensagens pessoais precisam ser feitas sob a certeza de que o aplicativo e site que está usando é confiável e seguro.

Para isso, separamos em alguns segmentos importantes da internet os sites e aplicativos que você pode confiar para realizar tarefas essenciais da rotina.

Mensagens — O brasileiro passa boa parte do tempo nas redes sociais, principalmente em aplicativos de mensagens como Whatsapp, Signal ou Telegram. Todos os três são altamente confiáveis, mas há um que se destaca mais.

O Signal é considerado o mais seguro do mundo para mensagens. Apesar de não ser tão popular como Whatsapp e Telegram, o Signal se destaca pelo sigilo. “Não podemos ouvir suas conversas nem ver suas mensagens. O Signal é inteiramente criptografado”, diz Moxie Marlinspike, fundador da empresa que criou o app (Open Whisper Systems).

Além de toda parte técnica que é extremamente complexa, algumas características básicas tornam esse aplicativo mais seguro do que a maioria. Nele, não é possível realizar captura de tela através de prints e também é possível colocar senha para conversas com pessoas que você considera importante.

Finanças — Quando o assunto é banco e realizar compras online, é preciso tomar alguns cuidados básicos que são muito importantes, como evitar rede de W-Fi pública e sempre preferir o 3G ou 4G do que o sinal wireless até mesmo da sua casa.

De acordo com Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky, é melhor fazer as transações pelo smartphone. “A plataforma que oferece menos risco no momento é pelo aplicativo do banco no seu celular. A maioria dos trojans bancários para roubar senha ainda são desenvolvidos para infectar sistemas Windows”, afirma o analista.

No geral, os aplicativos dos bancos tradicionais são muito confiáveis, pois essas empresas investem muito na segurança dos usuários. Entre os que se destacam mais, vale a pena citar o Bradesco, que utiliza um canal completamente criptografado no smartphone e computador, além de usar sistema de biometria e outras medidas de segurança.

Diversão — No mundo dos jogos e da diversão online, também é bom tomar algumas medidas de precaução. A principal delas, claro, é confiar seus dados e realizar compras através de servidores conhecidos e gigantescos.

A série de jogos Fifa, por exemplo, é um ótimo exemplo para isso. Nele, é possível comprar moedas e muitos outros recursos dentro do jogo. Tudo é feito de maneira indireta, pois é preciso realizar a compra através do intermediador do jogo — Origin para PC, PlayStation Store para PlayStation e por aí vai.

Além dos games famosos, há exemplos de outros seguros para os usuários. O sistema da PokerStars, por exemplo, é um que utiliza um sistema criptografado de muita segurança. Além disso, desde o bônus da PokerStars no primeiro depósito até a prática online, o site deixa claro como funciona o sistema de segurança na página deles.

Outros — Para mais tarefas da rotina, há algumas outras dicas que são indispensáveis, como por exemplo a utilização do ProtonMail. Esse sistema de e-mail é o serviço criptografado mais utilizado do mundo, que utiliza recursos de última geração para manter a segurança.

No ProtonMail, é possível mandar e-mails que expiram depois de um certo tempo e tudo isso com um design moderno e prático de utilizar.

Outra dica geral, essa para quem utiliza o Google Chrome como principal navegador, é ter o HTTPS Everywhere como extensão. Ele coloca automaticamente todos os sites que você entra como HTTPS, que é essencial para aumentar a segurança na web.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3.
Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

3 Responses to “Aplicativos e sites que se destacam na segurança”

  1. Maria Matias disse:

    Olá Diego!!! Quais os temas você indicaria para treinar discursivas para perito criminal A3 da Polícia Federal?

    Obrigada!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!