Anonymous vaza senhas de e-mails de cinco gigantes da indústria petrolífera

O Anonymous vazou nesta segunda-feira informações e senhas relacionadas a mais de mil contas de e-mails ligadas a cinco multinacionais da área da extração do petróleo – as gigantes Shell, BP, Exxon, Gazprom e Rosneft. A operação #OpSaveTheArtic culpa a exploração petrolífera desenfreada pelo derretimento das camadas de gelo do Ártico e procura documentos e dados para comprometer as gigantes da indústria com acusações ligadas a crimes ambientais.

“As companhias de energia que causaram o derretimento do Ártico estão conseguindo lucrar com o desaparecimento do gelo. Eles querem abrir uma nova fronteira para o óleo e gerar potenciais 90 bilhões de barris de petróleo”, explica um porta-voz mascarado. “Documentos governamentais classificados mostram que lidar com vazamentos de petróleo no gelo é ‘quase impossível’, e os erros inevitáveis advindos disso podem prejudicar ainda mais o frágil ambiente do Ártico”.

Com a publicação dos endereços, o grupo hacker espera conseguir invadir os e-mails de forma colaborativa, já que a grande maioria das contas está protegida por criptografia. A lista conta com 724 senhas criptografadas, 317 senhas ocultas com hash MD5 e mais 26 senhas que não estavam protegidas, de acordo com o site NovaInfosec.

Fonte: Olhar Digital

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3.
Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!