Anonymous vaza senhas de e-mails de cinco gigantes da indústria petrolífera

image_pdfimage_print

O Anonymous vazou nesta segunda-feira informações e senhas relacionadas a mais de mil contas de e-mails ligadas a cinco multinacionais da área da extração do petróleo – as gigantes Shell, BP, Exxon, Gazprom e Rosneft. A operação #OpSaveTheArtic culpa a exploração petrolífera desenfreada pelo derretimento das camadas de gelo do Ártico e procura documentos e dados para comprometer as gigantes da indústria com acusações ligadas a crimes ambientais.

“As companhias de energia que causaram o derretimento do Ártico estão conseguindo lucrar com o desaparecimento do gelo. Eles querem abrir uma nova fronteira para o óleo e gerar potenciais 90 bilhões de barris de petróleo”, explica um porta-voz mascarado. “Documentos governamentais classificados mostram que lidar com vazamentos de petróleo no gelo é ‘quase impossível’, e os erros inevitáveis advindos disso podem prejudicar ainda mais o frágil ambiente do Ártico”.

Com a publicação dos endereços, o grupo hacker espera conseguir invadir os e-mails de forma colaborativa, já que a grande maioria das contas está protegida por criptografia. A lista conta com 724 senhas criptografadas, 317 senhas ocultas com hash MD5 e mais 26 senhas que não estavam protegidas, de acordo com o site NovaInfosec.

Fonte: Olhar Digital

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!