Análise SWOT – Uma importante ferramenta de Gestão Empresarial

image_pdfimage_print

A Análise SWOT tem sido uma ferramenta de gestão empresarial bastante utilizada em que consiste no estudo do cenário externo e da realidade interna de uma organização. Esse tipo de medida é de fundamental importância para se iniciar um projeto importante e, principalmente, para criar ações estratégicas em momentos de incerteza, porque nos permite conhecer os fatores favoráveis e desfavoráveis que o mercado apresenta além de situar a organização dentro do seu real contexto. O termo SWOT significa (Strengths, Weaknesses,Opportunities e Threats – pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças).

Tradicionalmente, a análise SWOT é representada em forma de matriz, que mostra a situação do negócio num dado momento. Logo, é uma analise estática no tempo, que deve ser revista regularmente, dependendo da velocidade com que os fatores (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) mudam.

A análise SWOT é dividida em dois ambientes, Interno e Externo; onde que Interno, é composto por pontos fortes e pontos fracos; e Externo, relacionado às oportunidades e ameaças. Tendo suas definições como:

A- Ambiente Interno

Pontos fortes: são variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa, em relação a seu ambiente.

Pontos fracos: são as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para empresa, em relação a seu ambiente.

B- Ambiente Externo

Oportunidades: são as variáveis externas e não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis para a empresa, desde que a mesma tenha condições e/ ou interesse de usufruí-las.

Ameaças: são as variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis para a empresa.

No entanto, se combinarmos fatores externos e internos você terá a chance de saber como suas forças podem servir como impulso para aproveitar as oportunidades já existentes no mercado, ou, ainda, saber como deve se reposicionar em relação às fraquezas para não sofrer as consequências das ameaças encontradas.

Diorgines Faria é formando em Processos Gerenciais pela UMC, especialista na área industrial.

Fonte: Portal Administradores

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!