Acelere sua carreira em TI

A geração Y pode ocupar a maioria dos cubículos no Vale do Silício, mas ainda há um lugar para os profissionais de TI mais experientes. O truque é ser relevante em uma época de tendências passageiras e clientes inconstantes.

Basta perguntar a Dr. John Wooten. Na idade madura, 70 anos, Wooten é CTO da ShouldersCorp, empresa de consultoria baseada em Virginia que ele cofundou com o Dr. Tom Love, coinventor da linguagem de programação Objective-C. “Aqueles de nós que são um pouco mais velhos têm aprendido a melhorar constantemente nossas habilidades”, diz Wooten. “Você tem que constantemente ler e atualizar suas habilidades e aprender o que está acontecendo. Caso contrário, você está fazendo algo que alguém fez há 30 anos, e ninguém vai se interessar.”

O executivo oferece algumas dicas para os profissionais de TI.

– Saia dos trilhos de vez em quando. Trabalhar com códigos que requerem muita manutenção pode se tornar uma tarefa cansativa, especialmente quando você vem fazendo isso há anos. Para combater a fadiga, Wooten baixou Ruby On Rails e começou a jogar. “É uma boa ferramenta para criar scripts de manutenção”, diz ele. “Por exemplo, se você tem um banco de dados muito complicado, você tem que escrever um monte de código – que é nada mais que a adição de usuários e endereços. Todas estas pequenas peças têm de ser trabalhadas, mas Ruby On Rails permite construí-las quase que mecanicamente”. Ao aprender mais sobre integrar todos os recursos necessários, Wooten tem apenas atualizado o curso que ele precisava para continuar a criar um ótimo código.

– Explore novos estados. Ao longo dos anos, Wooten diz que é fácil para os desenvolvedores de software criar o padrão de escrever s “num sentido muito restrito – como um programa de PC”. A fim de permanecer relevante, de acordo com Wooten, é fundamental que os profissionais de TI aprendam a criar aplicações corporativas e sistemas de análises adequadas que permitam uma maior escalabilidade. Para fazer isso, o executivo começou a estudar o desenvolvimento da Web sem informações de estado. “Foi outra maneira de lidar com trocas complexas”, diz ele. “No passado, tendemos a manter o estado em várias partes do software. Mas o que eu finalmente tive que fazer foi descobrir que há uma maneira para que eu não tenha que manter as informações de estado em um determinado lugar.”

– Faça test-drive de novos processos de desenvolvimento. Por trabalhar dia após dia os profissionais de TI podem facilmente tornar-se oprimido com o desenvolvimento de requisitos de sistema. Para evitar esse destino, Wooten entrou em desenvolvimento orientado a testes e desenvolvimento ágil. Ao invés de ficar preso no buraco negro dos processos de desenvolvimento de software, Wooten explica: “Eu converso com um cliente, descubro o que eles querem fazer e escrevo um teste para ver o que funciona.”

– Construa suas próprias aplicações. Enquanto tentava descobrir quanto tempo é preciso para desenvolver um determinado software, Wooten decidiu “tornar isso divertido.” Ao invés de registrar dados em planilhas, ele decidiu escrever um aplicativo para iPhone que iria realizar o mesmo trabalho. “Essa ajuda não só automatiza o tempo de ciclos de desenvolvimento de software, mas é também uma forma de aprender como criar um aplicativo para iPhone”, diz ele.

Fonte:  Information Week

 

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: EC-Council CEH, CompTIA (Security+, CySA+ e Pentest+), EXIN (EHF e ISO 27001), MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação e Ethical Hacking.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *