Abin: País está vulnerável a ciberataques terroristas nos próximos grandes eventos

image_pdfimage_print

Numa audiência pública no Congresso Nacional sobre a estrutura de segurança e defesa do Brasil para a organização dos grandes eventos internacionais que serão realizados no país nos próximos anos – Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude em 2013, Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016 -, o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Alberto Sallaberry, afirmou nesta terça (24) que nunca estivemos tão próximos de um ciberataque terrorista:

“Desde o descobrimento do Brasil não tivemos atentados e nunca fomos alvo. Mas, pela primeira vez em nossa história, vamos sediar grandes eventos – o que nos coloca numa situação de exposição sem precedentes. Não estamos aqui com mensagem alarmista, mas, no contexto atual, não houve momento mais propício para atos terroristas no País”

O discurso foi complementado pelo representante do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, major-brigadeiro Gerson Nogueira Machado: “Um ataque cibernético pode paralisar a maior empresa aérea, acabar com um evento como esses”.

Especificamente no âmbito da Segurança da Informação, a Abin vem se preparando com o treinamento de seus agentes no Brasil e no exterior, para atuar já em junho, na Rio+20, e trocando informações com órgãos semelhantes de outros países, segundo o diretor do Departamento de Integração do Sistema Brasileiro de Inteligência da Agência, Carlos Alberto Ataíde Trindade.

Fonte: Blog SegInfo

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!