A importância da Business Intelligence (BI)

Os grandes avanços tecnológicos facilitaram o acesso à informação e com o objetivo de formar estratégias de sucesso muitas empresas investem no desenvolvimento de ferramentas de análise que ofereçam visões para a tomada de decisões. Por esse motivo a área de BI que desenvolve e implementa essas ferramentas passou ser importante e tratada como elemento chave da estratégia dos negócios.

O BI se tornou uma ferramenta essencial principalmente para os executivos de marketing que conseguem fazer a segmentação e avaliação comportamental de seus clientes com mais propriedade e também avaliar se as suas ações estão seguindo as métricas do negócio definidas pela organização.

As analises fornecidas pelas ferramentas de BI possibilitam a área de marketing aprimorar as suas campanhas, mensurar o ROI, aumentar as vendas e principalmente fidelizar os seus clientes passando a conhecê-los melhor. “O Cliente está disposto a ser fiel contanto que seja conhecido e reconhecido.”(Vignard-Rozes”).

A implementação do BI não deve ser em absoluto uma responsabilidade do profissional de TI, o conhecimento sobre a estrutura desenvolvida pelos profissionais dessa área é importante, mas para estar à frente desse trabalho é preciso entender o processo do negócio, os objetivos, estratégias e metas da organização e com base nessas informações traduzir através de indicadores o cenário atual para a tomada de decisões.

Portanto o profissional que atua com BI deve ter experiência de negócios e também entender a missão e os objetivos da empresa em que atua para poder disponibilizar ferramentas e métodos que ofereçam com mais velocidade e precisão informações chaves para a tomada de decisões.

Fonte: Site Administradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *