A hora de recrutar talentos de TI é agora

Para atrair os melhores estudantes de tecnologia para a empresa, os CIOs devem vender a ideia de que o Vale do Silício não é o único lugar onde TI é diversão.

Eis um paradoxo: a necessidade de contratar grandes tecnólogos é a maior de todos os tempos,  mas a oferta de talentos está encolhendo. Matrículas em Ciência da Computação estão em baixa, os jovens não têm interesse em TI, e “arquiteto experiente de aplicativos móveis” é uma incoerência.

As chaves tradicionais para o paradoxo de talentos de TI – recrutamento e retenção – serão ineficazes enquanto a indústria de produtos de tecnologia continua crescendo. Por que um técnico inteligente trabalharia em sua empresa de seguros, quando poderia conseguir um emprego na Google?

Agora é hora de todos os CIOs ajudarem seus setores. Sair dos escritórios e visitar escolas e faculdades. Falar aos jovens sobre a parte boa da TI, sua importância, e o lucro que ela pode proporcionar. (Definitivamente não esquecer das vantagens financeiras).

Michael Gabriel, CIO da HBO, está fazendo sua parte. Em conjunto com a controladora Time Warner, a HBO produziu “IT is It !”, um vídeo com jovens que exaltam a emoção de uma carreira em TI.

“A maioria dos jovens não tem ideia do que realmente são os empregos de TI”, diz Gabriel. “Há programas de TV sobre carreiras em direito e medicina, mas não em tecnologia.”

Para mudar essa percepção, Gabriel aproximou-se do CIO Executive Council, que sugeriu a produção do vídeo (http://council.cio.com/youth). A iniciativa é uma maneira de atrair os jovens para a indústria de TI, mas também é bom para a Time Warner.

“Os jovens nos conhecem por causa da Time, HBO, CNN e Warner Bros. Agora, eles também nos veem como uma empresa tecnologicamente avançada, por meio de dispositivos móveis e TVs conectadas à internet”, diz Gabriel.

Bill Blausey, CIO da Eaton, usou o vídeo da Warner para promover os esforços em andamento. “Nós o colocamos no nosso website Regional TI Engagement [RITE]”, diz ele. “Precisamos falar para as crianças que TI pode ser emocionante em outras empresas diferentes da Oracle e da Apple.”

Blausey e líderes empresariais e de ensino superior, a pedido do Conselho de Gestores de Ohio, uniram-se para discutir e responder à preocupação sobre a crise de talentos de TI. O objetivo é envolver a população estudantil local. “Abordamos a nossa missão como faríamos com qualquer iniciativa de marketing: escolhemos nossos alvos, criamos nossa mensagem, e iremos atrás deles.”

Membros do RITE também vão trabalhar com faculdades locais para realizar oficinas à noite, com o objetivo de educar estudantes do ensino médio e seus pais sobre o tema.

Manter o talento local é um problema nos Estados Unidos. “Os alunos de graduação da Universidade do Texas, em Austin, querem migrar para o Vale do Silício”, diz Eric Hungate, CIO da Associação dos Conselhos Escolares do Texas. “Mas há toneladas de postos de trabalho em Austin.” Para envolver os alunos, Hungate  ajuda as empresas a construir programas de estágio e gerencia o InternInAustin, um evento na cidade, que visa reter e atrair talentos para a região central do Texas.

Se não há nada como o InternInAustin na sua região, você pode ter de ser mais inovador. “Ir até à câmara de comércio local e ver o que eles estão fazendo para reter talentos”, sugere Hungate. “Junte-se com profissionais de associações locais de TI; faça uma lista de CIOs e visite escolas, faculdades comunitárias e universidades”, diz ele.

“Quando você fala para os alunos, acene com empregos”, ensina. “Diga-lhes logo de cara que pode fazer um monte de dinheiro com isso. E fomente a paixão.”

(*) Martha Heller é autora do livro The CIO Paradox, presidente da Heller Pesquisa Associates, e CIO de uma empresa de recrutamento de executivos.

Fonte: CIO

 

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