A Expansão Global do Cibercrime

image_pdfimage_print

A McAfee divulgou um novo relatório, que explora técnicas cada vez mais sofisticadas provenientes do cibercrime, bem como a evolução global de suas façanhas cibernéticas. Este relatório revela novos detalhes de “Operação Rolo High”, que acompanha as ocorrências de malware móvel, percebendo que elas praticamente dobraram no total do trimestre anterior, e revela a maior alta de todos os tempos em violações de banco de dados. Além disso, a McAfee Labs também tem presenciado um aumento em algumas categorias de malware, incluindo ransomware e signed binaries. O número de rootkits e malwares para Mac continua a subir, enquanto para roubo de senhas os trojans e malware de AutoRun também tenderam fortemente à expansão.

Sofisticação e Aumento nos Ataques Cibercriminosos


“O cibercrime apresenta poucos sinais de abrandamento”, disse Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee Labs. Embora possamos tender a destacar os números, o fato é que nós continuamos a ver uma maior sofisticação dos ataques. O cibercrime e a ciberguerra e estão em um estado contínuo de evolução. Todo mundo, desde governos e grandes empresas, pequenas empresas e usuários domésticos estão enfrentando uma ampla gama de ameaças digitais que partem dessas forças, porque eles ganham mais inteligência acionável em suas vítimas, e alavancam as plataformas com novas ferramentas de ataque e exploits para lançar suas campanhas nefastas.

Dessa forma, todos nós precisamos nos equipar com conhecimento da situação básica sobre os riscos que corremos on-line, e qual a melhor forma de prevenir e combater essas ameaças. A cada trimestre, o McAfee Labs e sua equipe de 500 pesquisadores multidisciplinares em 30 países, segue a gama completa de ameaças em tempo real, identificando vulnerabilidades em aplicativos, analisando e correlacionando riscos e permitindo remediação instantânea para proteger as empresas e o público.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!