6 hábitos para um departamento de TI descentralizado de sucesso

Com os departamentos de TI buscando um posicionamento como parceiro de negócio estratégia e acelerar a velocidade de entrega, mais CIOs optam por descentralizar as compras de TI. E garantir várias linhas de negócio e um acesso mais independente às operações de TI tem se tornado cada vez mais necessário.

Entretanto, muitos CIOs estão preocupados com esse acesso às operações de TI, temendo que essa flexibilização de controle apenas prejudique as atividades gerais, traga pesadelos em compras e problemas de integração.

Essas preocupações podem ser aliviadas com uma abordagem mais balanceada, acredita Nari Kannan, fundador da appsparq, companhia de desenvolvimento de aplicativos móveis sediada nos Estados Unidos. Kannan tem experimentado os dois modelos de TI: centralizado e descentralizado. O executivo acredita que esse modelo híbrido que combina uma infraestrutura central de TI com sistema de gestão de informação descentralizado seja o caminho mais inteligente para fortalecer um departamento de TI sem diluir o controle do seu líder sob as operações críticas ao negócio.

A partir da conversa com Kannan, separamos seis características para o sucesso do modelo híbrido:

1 – Uso de tecnologia self service nos departamentos. Os líderes das unidades de negócio não precisam esperar muito tempo até que uma aplicação proprietária seja desenvolvida. Em vez disso, afirma Kannan, “o que a TI costumava fazer, os departamentos pode fazer a partir de um menu self service disponibilizado em interface na web. Atualmente, tudo o que se pede é um nome de usuário e senha para que o usuário entre e configure um servidor Windows ou Linux. Em dois minutos está tudo pronto.”

2 – Aumente a produtividade. Os departamentos de TI são conhecidos por levarem semanas – algumas vezes meses – para responder a algum projeto. Ao garantir às áreas de negócios a possibilidade de desenvolver seus próprios aplicativos para atender a necessidades específicas de negócios, Kannan avalia que os CIOs podem esperar uma grande redução no backlog que, frequentemente, atrasa as operações de TI prejudica a imagens dos profissionais da área.

3 – Não fique longe das políticas. Goste ou não, há momentos em que o CIO simplesmente não pode se dar ao luxo de afrouxar os controles. “As companhias ainda precisam da TI centralizada para suas políticas de segurança, recuperação de desastre e continuidade de negócios”, entende Kannan. “Essas atividades ainda precisam ficar com a TI.” Data center, operações de infraestrutura, email, arquitetura padrão, também são funções centrais da TI e devem permanecer embaixo do guarda chuva do CIO, aconselha o executivo.

4 – Melhoria na comunicação. A compra centralizada, com sua decisão autocrática, pode, algumas vezes, causar ruídos de comunicação com os líderes das áreas de negócio. “A TI centralizada sempre deixa gargalos na comunicação entre a TI e os demais departamentos”, comenta Kannan. “Se menores grupos de TI são incluídos em cada divisão de negócio, esse problema de comunicação pode ser resolvido.” De fato, a descentralização pode ajudar os profissionais de TI a responder melhor as necessidades do negócio sem ocupar o CIO de questões técnicas e menores.

5 – Compras centralizadas. Se o que você pretende é economia de escala, a TI centralizada é o modelo a seguir, conta Kannan. Isso porque a compra centralizada é a melhor forma de ter vantagens junto aos fornecedores durante uma compra de hardware ou software. A TI centralizada garante, ainda, ao CIO uma visão mais ampla e acurada dos custos de TI em toda a organização bem como o impacto dessas despesas.

6 – Integração mantida. “A TI centralizada ajuda na tarefa de manter os sistemas conversando entre si”, avalia Kannan. Com o modelo descentralizado, “há chances de que os departamentos iniciem o desenvolvimento de aplicativos em silos”, pontua o executivo. Mas, embora isso seja importante para o CIO, Kannan avisa que graças à arquitetura orientada a serviço (SOA, da sigla em inglês), “a integração continuará sendo possível”.

Os CIOs sempre irão debater os prós e contras de um ambiente descentralizado de tecnologia. Mas, como pontua Kannan, uma abordagem híbrida pode ser um excelente caminho para extrair benefícios do modelo self service e de um aumento de produtividade sem abrir mão total do controle das operações.

Ao manter atividades como compra, segurança e execução de política em um ambiente centralizado, ao mesmo tempo em que garante certa liberdade aos departamentos, o CIO estará mais apto a colher o melhor dos dois mundos.

Fonte: Information Week

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