6 aspectos que encantam os recrutadores

image_pdfimage_print

São Paulo – Os critérios primordiais que os recrutadores utilizam para a contratação de profissionais – como perfil técnico e comportamental, valores e competências – são confidenciais.

No entanto, os especialistas revelam que alguns fatores podem fazer com que os candidatos saiam na frente nas entrevistas de emprego.

E estes aspectos são válidos tanto para seleções de estagiários, trainees, profissionais técnicos e tambémexecutivos. Jéssica Monteiro, da consultoria De Bernt Entschev, explica quais são eles:

1 Comunicação

Depois do currículo, é a capacidade de comunicação a primeira da lista de itens que interferem na avaliação dos recrutadores. “É avaliada em todas as etapas do processo, desde o primeiro o primeiro contato até a fase final”, diz Jéssica.

Expor com clareza e trazer informações relevantes sobre projetos dos quais participou e apresentar os pontos principais da trajetória profissional  são indicadores desta habilidade que é muito valorizada pelas empresas.

“Preocupa-nos um candidato que não saiba se colocar de maneira correta, porque o profissional vai ser exposto a reuniões e situações em que precisa se comunicar com desenvoltura sobre assuntos, muitas vezes, complexos”, diz Jéssica.

2 Reputação e Relacionamento

A trajetória anterior do profissional é um ponto geralmente investigado em um processo seletivo. Por isso, é importante saber o que o mercado “diz” sobre você e quais as marcas que você imprimiu nos lugares pelos quais passou, explica Jéssica.

Quem mantém um bom relacionamento com ex-chefes e colegas de trabalho ganha pontos. “Faz toda a diferença, as empresas buscam referências com antigos gestores e, muitas vezes, fazem isso antes mesmo de convocar um candidato para a entrevista”, diz a especialista em executive search.

3 Planejamento

Mais um motivo para apostar em um plano de carreira. Quem tem metas profissionais bem definidas, além de mais chances de alcançar o sucesso, por conta das escolhas mais assertivas, fica mais perto de fisgar os recrutadores. “O tipo de empresa, sua cultura e também a natureza do cargo precisam estar relacionados ao objetivo de carreira do candidato”, diz Jéssica.

A especialista lembra que as respostas dos candidatos em relação ao planejamento profissional são essenciais na hora de reconhecer o seu potencial. “Têm total influência na avaliação, porque se a oportunidade não está alinhada ao objetivo de carreira, o profissional vai acabar ficando frustrado no cargo”, diz Jéssica.

4 Capacidade de tomar decisão

Alguns cargos demandam grande mudança na vida dos profissionais. Propostas para trabalhar em outras cidades, estados e até países, precisam ser avaliadas com cuidado, para que os impactos familiares e profissionais sejam levados em conta antes de tomar a decisão.

Aceitar em um primeiro momento e desistir depois pode desgastar a relação com os recrutadores e com a empresa que ofereceu a proposta, diz Jéssica.

“Por isso a gente coloca o maior número possível de informações para que ele possa avaliar e tomar a decisão de forma segura”, diz Jéssica. É claro que desistências acontecem, mas o importante, diz Jéssica, é ser transparente na hora de expor os motivos.

“Se o candidato opta por não ingressar em um projeto, é importante deixar claro quais foram os motivos. Assim poderemos direcioná-lo para outros processos seletivos”, diz Jéssica.

5 Inteligência emocional

A análise de características comportamentais ganha força nos processos seletivos. Afinal problemas desta ordem lideram a lista de motivos das demissões nas empresas.

Saber lidar com as emoções é um diferencial e resulta em mais chances de sucesso nos processos seletivos. “Quem demonstra equilíbrio emocional nas entrevistas de emprego vai agir assim também em outros momentos”, lembra Jéssica.

6 Iniciativa

Pró-atividade e interesse são considerados diferenciais de peso pelos recrutadores. “Nós atrelamos a iniciativa à ousadia do candidato”, explica Jéssica.

Encarar as oportunidades de carreira como desafios e estar sempre atento à demanda do mercado são exemplos de como colocar a inciativa em prática.

“Durante o processo seletivo, dá para perceber a disponibilidade e o interesse do candidato, até pelo número de perguntas que ele faz ao recrutador”, explica Jéssica.

6 aspectos que encantam os recrutadores – EXAME.com.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!