5 dicas para conquistar certificações em TI

image_pdfimage_print

O mercado de TI cresce de forma exponencial. Tudo muda tão aceleradamente, que, para que um profissional esteja sempre em destaque dentro e fora de sua empresa, é necessário combinar dois fatores preponderantes: experiência e certificações. Numa visão de mercado, a esses fatores devemos somar a garantia de um trabalho bem desenvolvido e executado. Mas, o que essa tendência sinaliza? – Que hoje em dia não adianta ter um histórico de sucesso. É preciso estar em constante capacitação, se atualizando acerca do conhecimento de novas ferramentas, novos softwares.

Fazendo uma analogia simples, uma empresa com excelentes mecânicos automotivos especializados em carburador está fadada ao fracasso. Para que ela se mantenha no topo, é necessário ter mecânicos especializados em injeção eletrônica, injeção multiponto, injeção direta, e em cada sistema de alimentação do motor que for surgindo. Ou seja, além de fazer um trabalho de ponta, é preciso estar certificada em cada evolução dessa indústria.

Na indústria de TI acontece algo semelhante. As empresas buscam garantias de que seus colaboradores e consultores estejam acompanhando todas as rápidas evoluções tecnológicas por que estão passando. E uma das formas mais profícuas para se atualizar é realizar os cursos oferecidos pelos próprios fabricantes.

Há quem recorra à falta de tempo para justificar a inexistência de certificações, mas vale ressaltar que, estando todos no mesmo barco, nenhum fabricante propõe uma carga horária incompatível com a rotina profissional. Algumas horas semanais são mais do que suficientes para se aprofundar em uma determinada ferramenta, como Banco de Dados, Sistema Operacional, Armazenamento etc. Obviamente, ninguém se tornará um expert em EMC, Linux ou Oracle em apenas cinco horas, mas também não precisará perder compromissos de trabalho para estudar. Aqui, vale a dica: comece estudando assuntos com os quais tem afinidade ou já adquiriu alguma experiência.

Além de alinhar sua dedicação à certificação com o tempo disponível, seguem cinco dicas para atingir suas certificações:

1. Escolha certificações e datas. Independentemente da certificação escolhida (Banco de Dados, Sistema Operacional, Storage, Projetos etc.), defina um cronograma com prioridades. Por exemplo: “30/5/2012 – Atingir Certificação X”.

2. Defina dias de estudos. Ainda que às vezes tenha de fazer alterações na grade de estudos, defina quando e quanto estudará. Por exemplo: “Segunda, quarta e sexta-feira, das 21h às 23h”.

3. Aprofunde o estudo. É importantíssimo ir além dos livros e kits de certificação oferecidos pelos cursos. Consulte também sites oficiais, blogs, trabalhos científicos etc.

4. Não utilize ‘dumps’. Decorar não significa aprender. Portanto, não adianta recorrer a listas pré-montadas ou a um modelo que não exija a formulação de um pensamento seu. Optar pela lei do mínimo esforço não é o melhor caminho e sua empresa logo saberá que você não tem um conteúdo tão rico como o de seus parceiros/concorrentes.

5. Faça a prova sem estresse. Não adianta ficar nervoso ou resolver estudar temas que foram ficando para trás de uma vez só. Em caso de reprovação, faça uma análise sincera do que falhou, erga a cabeça e tente novamente.

Se o seu objetivo é conquistar uma certificação que possua como pré-requisitos outras certificações, continue. Defina novas datas, um novo plano de estudo e mantenha o foco. Dependendo da sua área de atuação, várias certificações podem ser úteis – lembrando que elas devem estar relacionadas com sua área de atuação. Ainda assim, se surgir oportunidade de aprender outras disciplinas, agarre. Certamente, você será muito mais valorizado na sua empresa e no mercado. O mais importante é nunca dar as costas a uma oportunidade de aprimorar sua capacitação profissional.

Victor Armbrust é consultor da UNIONE, empresa que atua nacional e internacionalmente na área de TI

Fonte: Site Administradores

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!