5 dicas para arruinar a intenção de adotar ITIL como boas práticas de Gestão de Serviços de TI

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1. Divulgue a todos que está cuidando de um projeto de “Implantação de ITIL”

Esta a primeira atitude que você deve tomar se deseja fracassar na adoção da biblioteca da ITIL como referência para gestão de serviços de TI. Registrar e divulgar o projeto com o nome “implantação da ITIL”, além de ser um atentado ao conceito irá abrir ainda mais espaço para a resistência da comunidade de TI, que interpretará seu trabalho como uma fonte de burocracia. Para piorar, esqueça os objetivos da organização, benefícios, prioridades e insista em dizer que está “implantando a ITIL”, aborde o conteúdo técnico dos processos nas reuniões sem associar a sua realidade. O profissionais da área de negócio permanecerão mudos e entediados nas reuniões e provavelmente não comprarão a ideia.

2. Foque na aquisição de ferramenta
Aqui está uma outra dica especial para fazer seu projeto ITIL ir por água abaixo: comece suas ações adquirindo ferramenta no mercado para automatizar os processos. Adquira o sistema mais caro que te apresentarem, acreditando que isto irá garantir o sucesso da adoção das boas práticas, antes mesmo de existirem processos definidos! Você irá usar cerca de 30% das funções da ferramenta, suas atividades ficarão amarrados, pouco adaptados a sua realidade e provavelmente você investirá fortunas com customização que irão inserir novos problemas sempre que liberadas.

3. Dê pouca atenção a conscientização 
Preocupe-se em escrever processos, comprar sistemas, realizar customizações e deixe para conscientizar a equipe no final do projeto de adoção das boas práticas. Mas, se você realmente estiver determinado com sua missão de arruinar este projeto, ignore totalmente a etapa de conscientização. Afinal é preciso agilizar o projeto, certo? Em alguns meses, a sua equipe irá ficar tão deficiente e relutante que irá parecer que a adoção das boas práticas nunca existiu e seus níveis de serviço irão pelo brejo, afinal existem novos procedimentos inúteis e desconhecidos que dificultarão o trabalho que antes era simples.

4. Aborde todos os processos de uma só vez

Esqueça projetos em ondas sucessivas, melhoria contínua e conselhos de começar simples; aborde quantos processos forem possíveis, afinal quanto mais melhor, não é verdade? Além de perder completamente o foco e aumentar a complexidade você irá parar a operação de TI para dar atenção exclusivamente a seu “projeto ITIL”.

5. Delegue o projeto a equipe técnica de TI
Por fim, esta é a ultima dica para quem deseja que tudo dê errado na abordagem a biblioteca de Gestão de Serviços de TI da ITIL. Ignore a participação da alta direção do projeto de adaptação de seus processos, deixe de lado também a área de negócio, acreditando que pouco influencia nas decisões. Delegue as responsabilidades a profissionais técnicos que cuidam da operação e com o passar do tempo notará que nada estará mudando ou acontecendo, pois não existem pessoas com autonomia envolvidas.

Mudei de ideia, quero garantir o sucesso da minha adoção da ITIL!
Siga o oposto do que propõem essas cinco dicas: conheça primeiro as boas práticas e foque em benefícios internos; comece realizando um diagnóstico dos seus processos e, principalmente, envolva toda sua equipe de forma participativa e não apenas de maneira receptiva (as pessoas gostam de opinar e se sentirem parte integrante da mudança e não de serem obrigadas a mudar). Não esqueça de garantir o envolvimento da alta direção, patrocínio e comece pequeno, com com mudanças pontuais e simples. Os ganhos rápidos e envolvimento farão com que toda a organização acredite gradualmente no projeto.

Fonte: Portal GSTI

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

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