5 dicas: como obter boas referências de TI

Nunca é inteiramente fácil para um profissional de TI sair de um emprego. Mesmo sob as melhores circunstâncias, os sentimentos de raiva e ressentimento podem subir para a superfície, afetando negativamente a capacidade de recrutador para depois aterrar uma referência positiva – e um futuro emprego.

“É um mercado empregador”, advertiu Jeff Shane, vice-presidente executivo da Allison & Taylor, um profissional de referência. “As empresas podem dar ao luxo de ser exigente, porque agora elas têm mais de um candidato excelente para a maioria das posições. Como resultado, qualquer coisa que aparece como algo negativo, como uma referência pobre, pode ser um erro crítico para um profissional de TI.”

Aqui estão 5 coisas que cada tecnólogo precisa saber sobre como ter uma excelente referência de um empregador anterior.

1. Referências para Profissionais de TI estão entre os mais propensos a ser crítico. Porque milhões de dólares tendem a andar em uma única instalação ou implementação de hardware, software. As referências de um profissional de TI tendem a ser mais honestas e, muitas vezes, se inclinam para o lado negativo, de acordo com Shane. “Referências dos profissionais de TI tendem a ser um pouco mais animadas e consequentes por causa da magnitude dos erros. Eles precisam estar cientes disso.”

2. Separe-se amigavelmente dos executivos de nível sênior, incluindo o CIO. Os profissionais de recursos humanos são treinados para serem diplomáticos durante as referências, mas nem sempre esse é o caso dos supervisores. Um pobre desempenho ou um desacordo contínuo pode resultar em uma referência crítica. “Os profissionais de TI precisam estar preocupados com os seus ex-supervisores e com os atuais quando se busca uma referência”, adverte Shane. Não apenas com o RH.

3. Não assuma nada. Surpreendentemente, disse Shane, das 1.000 referências do Allison & Taylor um ano, “cerca de metade delas voltaram com alguma forma de negatividade. Em teoria, nenhuma delas deveria. Mas se você é um candidato a emprego nunca, jamais, suponha que você está recebendo uma referência neutra ou favorável.”

4. Olhe além do desempenho de trabalho. A fracassada implantação de um ERP pode facilmente custar o trabalho de um profissional de TI. Mas um conflito de personalidade pode facilmente manchar uma referência de outra forma promissora. “O empregador pode pensar que o funcionário de TI não atingiu as expectativas e deixou toda a organização e não pode ser motivo para isso”, diz Shane.

Então, se você e um colega nunca se deram bem, tente não contar com ele ou ela por uma referência, mesmo que fosse referente a um trabalho bem feito.

5. Você pode perguntar diretamente para uma boa referência. Você não tem que deixar as coisas ao acaso. “Quando você está partindo de uma empresa, sente-se com as pessoas chave que vão ser referências como um CIO ou pessoal de RH”, diz Shane. “Pergunte-lhes se você pode esperar uma referência favorável e até mesmo orientá-los sobre os conjuntos de habilidades que aprecia.”

Fonte: Information Week

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!