5 atitudes para tomar pela sua carreira depois do Carnaval

São Paulo – Fantasias e trios elétricos ainda desfilam em avenidas e ruas do Brasil para o deleite dos foliões, mas a festa se aproxima do fim e, para muitos profissionais, o expediente já volta ao normal na quarta-feira de cinzas.

Enquanto os desmotivados se arrastam e pensam ser a Páscoa a única luz no fim do túnel, quem busca sucesso e ascensão profissional arregaça as mangas e sabe que agora não há mais desculpa para deixar de lado metas, resultados e relatórios. Afinal, para muita gente ainda vale a máxima de que o Brasil só começa depois do Carnaval.

Pensando nesses profissionais, EXAME.com consultou dois especialistas para saber quais atitudes devem ser colocadas em prática logo após o feriado de folia se o objetivo é subir alguns degraus na carreira em 2013. Confira quais são:

1 Tome consciência do seu grau de qualidade profissional

Que tipo de profissional você é e quais são seus pontos fortes e fracos? “O histórico de desenvolvimento tem que estar claro”, diz o coach Homero Reis. De acordo com ele, a capacidade de manter-se em constante processo de avaliação é mandatória em pessoas de que atingiram o sucesso na carreira.

Para Mariella Gallo é importante que, periodicamente a pessoa se pergunte se está no caminho certo, tendo em vista seus objetivos e a expectativa da empresa para a qual trabalha. “Essa autoavaliação a gente percebe na atitude de quem desponta”, diz.

Ao responder estas perguntas, é possível, segundo Mariella, enxergar quais são os pontos que ainda precisam ser desenvolvidos. “O profissional pode perceber que é hora de fazer um curso ou investir em algum comportamento”, explica ela.

2 Investigue quais são seus agentes motivadores

O que motiva você a levantar todos os dias e ir trabalhar? “O profissional deve se perguntar porque seus objetivos são importantes, qual será o legado”, diz Mariella. Segundo a coach, a autoconsciência resultante desta consulta interna tem sido o ponto principal para os profissionais bem sucedidos.

3 Aposte no comprometimento

Qual o seu nível de comprometimento para atingir os objetivos? Empreender uma reflexão sobre o tema é essencial, de acordo com Mariella.

Cumprir o que promete, respeitar acordos, pactos e datas de entrega de projetos são algumas das atitudes que colaboram para o sucesso profissional. Por isso, Homero Reis também sugere que os profissionais mantenham o compromisso com a organização de maneira clara, objetiva e sustentável. “Pessoas que tiveram sucesso são comprometidas com a empresa e com o trabalho”.

4 Fortaleça sua rede de contatos

“Ninguém tem ascensão profissional porque o presidente da empresa consultou sua base de dados, por isso é preciso manter a rede de relacionamentos estável e alimentada”, diz Homero.

Crescimento na carreira não é fruto do acaso, ou seja, você só terá sucesso se souber se fazer lembrado pelos outros. Assim, de nada adianta um perfil no LinkedIn recheado de conexões e uma carteira cheia de cartões de visitas se você mantiver uma postura distante, não trocar sequer algumas mensagens de tempos em tempos?

5 Melhore a comunicação e a interação no trabalho

Pesquisa divulgada pela Arquitetura Humana revela que a extroversão, poder de influência e impacto no ambiente são características comuns à maioria dos CEOs. “Uma carreira bem sucedia está intimamente ligada à capacidade de se relacionar”, diz Homero. Por isso comece a exercitar desde já a diplomacia no trabalho.

Habilidades de comunicação e de negociação também devem ganhar destaque, recomenda Reis. “É a capacidade de ser assertivo na comunicação, não deixar espaço para dúvidas, mas um espaço enorme para a negociação”, diz o coach.

5 atitudes para tomar pela sua carreira depois do Carnaval – EXAME.com.

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3. Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!