4 dicas rápidas para quem procura emprego

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Saber o tamanho do currículo, como falar sobre uma demissão na entrevista e o jeito certo de se portar em redes sociais é essencial para fisgar o recrutador.

São Paulo – Currículoentrevistas de emprego e networking via redes sociais são temas recorrentes para as pessoas que estão em busca de uma nova atividade profissional.

Candidatos a uma vaga de emprego sabem muito bem que um escorregão em qualquer uma destas etapas pode minar as chances de fisgar o recrutador.

Pensando nisso, selecionamos quatro perguntas rápidas sobre estes temas respondidas por especialistas em recrutamento.

1 O currículo pode ter mais de duas páginas? 

A ordem mundial, de acordo com João Marco, diretor da Michael Page, sugere que um currículo ideal deve ter de uma a duas páginas.
Mas, o especialista diz que a extensão do currículo depende mais do tamanho da sua carreira do que de convenções.

Ou seja, só faz sentindo um currículo com mais de duas páginas, se o profissional tem uma longa trajetória, com mais passagens e informações relevantes para colocar. Do contrário, ele sugere usar uma ou duas páginas para colocar as últimas experiências e os dados mais importantes.

2 Como falar sobre uma demissão na entrevista de emprego?

Quando o recrutador lança a pergunta sobre o motivo de saída do emprego, a ansiedade atinge nível alto. Falar sobre uma demissão nunca é fácil. Mas, segundo Ricardo Basaglia, da Michael Page, não é preciso entrar em pânico. Ele explica que ser demitido não é demérito para nenhum profissional, embora, muitas vezes, a notícia assuste.

A dica, quando o recrutador tocar no assunto é agir com maturidade, fazendo uma autoanálise sobre os motivos do desligamento de forma a expor durante a entrevista o que aprendeu com essa situação. O aprendizado com a demissão, diz Basaglia, pode ser usado como um diferencial competitivo para o trabalho na próxima empresa.

3 O que a foto do Facebook revela para o headhunter?

LinkedIn não é a única fonte de informações para os recrutadores. Na hora de escolher um profissional para uma nova oportunidade de trabalho, vale também checar o perfil no Facebook.

Segundo Sérgio Sabino, diretor da Michael Page, a imagem da pessoa na rede social também é importante porque ajuda o recrutador a traçar um perfil completo do profissional.

A foto de perfil, por exemplo, pode revelar hobbies e também um pouco da personalidade da pessoa. Não existe certo nem errado, de acordo com especialista, a dica de ouro é tomar cuidado com a reputação digital se você pretende ser visto como um recurso disponível no mercado.

4 Como pedir recomendações no LinkedIn do jeito certo?

Uma recomendação na rede social profissional pode ser um fator decisivo na hora de conquistar uma oportunidade de trabalho. Sabino diz que o primeiro passo é fortalecer o relacionamento via LinkedIn com as pesssoas que você já conhece e que conhecem o seu trabalho.

O pedido de uma indicação precisa ser sutil, porque a recomendação dá o aval de que o seu trabalho foi bem feito e que você tem um bom relacionamento interpessoal. Por isso, não vale “forçar a barra”.

Com a sua rede de relacionamentos fortalecida, é mais fácil atrair as pessoas que você ainda não conhece para uma recomendação.

Fonte: Exame

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense. Sempre disposto a receber sugestões de assuntos para criar uma postagem.

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