10 passos para passar no concurso público

Passar em um concurso público  é o sonho de muitas pessoas, afinal, um cargo público  oferece estabilidade, plano de carreira e muitas vezes um salário acima do mercado. Mas a concorrência é grande e o caminho percorrido para a conquista de um cargo público não é tão simples assim. Por isso, preparamos algumas dicas para que você trilhe um caminho de sucesso na procura de um espaço em órgão público.

1° – Motivação: Ninguém conquista nada na vida se não estiver motivado. O mesmo vale para uma pessoa que almeja um cargo público, mesmo porque, na maioria das vezes, não se é aprovado na primeira vez que se realiza uma prova de processo seletivo para um cargo público. Se apegue nas coisas que acredita e preza, como por exemplo, a religião, a família, amigos e nos seus sonhos e objetivos. Recarregue as baterias diariamente para que o desânimo não deixe que o seu sacrifício caia por terra.

2°- Estudo  e Lazer: Estudar é fundamental, mas ter um momento de lazer é tão importante quanto o estudo. Tudo que é demais prejudica de uma forma ou de outra, o mesmo vale para o estudo. Organize os seus horários de estudo e respeite-os, assim como os momentos de lazer. O equilíbrio é fundamental.

3°- Mantenha a calma: Durante a realização da prova, mantenha a calma e a tranquilidade. É natural ficar ansioso e nervoso, mas tente manter os ânimos calmos. O nervosismo só atrapalha e com toda certeza você não terá um desempenho satisfatório se continuar tendo problemas em controlar as emoções. Confie em você e faça as coisas com calma, sem pressa de terminar.

363804 apostila apostila 10 passos para passar no concurso públicoUse apostilas para estudar (Foto: Divulgação)

4° – Provas anteriores: Um excelente material para ser estudado são as provas anteriores. Foque nos exercícios que já fizeram parte do processo seletivo em anos anteriores. Certamente você estará estudando o material correto para te dar algumas respostas com relação as questões que serão tema das avaliações. É possível encontrar esse material gratuitamente na internet.

5° – Foco: Nem pense em estudar para mais de um concurso diferente no mesmo período. Ter foco é fundamental.  Quem quer muito pouco consegue. Por isso mire no cargo que julgar melhor e, de preferência, no que possui uma concorrência menor. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo, pois “quem muito quer nada tem”.

6° – Apostilas: Se possível, compre apostilas, ou baixe da internet materiais de estudo. Muitas empresas focadas em concurso público produzem materiais excelentes para que você possa se preparar muito bem para esse momento. Então não deixe de aproveitar essas apostilas com foco total nos concurso público que deseja prestar.

363804 estudar 10 passos para passar no concurso públicoConfie no que estudou na hora da prova e mantenha a calma (Foto: Divulgação)

7° – Prova prática: Leia atentamente o edital e veja se o concurso possui prova prática, se possuir, se prepare para ela também. De nada vale estudar muito para a prova objetiva e não ser aprovado na prática. Então foque nos dois tipos de avaliação, mesmo se a prática acontecer só se você passar na objetiva. Muitas vezes a prova objetiva e a prática são realizadas em datas próximas, por isso não espere o resultado da teórica para começar a treinar para a avaliação prática.

8° – Veja a prova com olhos de examinador: Estamos acostumados a realizar as provas sob a ótica de um aluno, mas o correto é avaliar a resposta como se estivéssemos corrigindo a avaliação de outra pessoa. Olhe a questão de uma maneira mais madura, sem medo de errar. Pense se aquela pergunta está ali é porque as pessoas querem que você avalie aquela situação com clareza, e que há apenas uma resposta correta, sem espaços para dúvidas de interpretação.

9° – Grife as informações importantes: Durante o exame, não é possível utilizar muitas opções de canetas, sendo permitido na maioria das vezes a caneta esferográfica preta somente. Porém, ao ler a questão, grife pontos importantes, como por exemplo, o que o enunciado pede. Busque no texto a fonte das respostas e destaque-as. Dessa forma você não perderá o foco com as informações que não são importantes para responder a questão.

10° – Administre o seu tempo: Essa dica é válida tanto para a prova, quanto para o período de estudo. Durante a preparação para a avaliação é necessário administrar o seu tempo. Faça um cronograma de estudo diário e siga. Durante a avaliação, controle o seu tempo para que algumas questões não sejam respondidas corretamente por falta de tempo.

Siga essas dicas e certamente realizar uma prova para um cargo público não será tão difícil.

Fonte: Mundo das Tribos

Sou bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (Alagoas), especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Univ. Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Gestão da Segurança da Informação pela Univ. do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Certificações que possuo: CompTIA Security+, EXIN EHF, MCSO, MCRM, ITIL v3.
Tenho interesse por todas as áreas da informática, mas em especial em Gestão e Governança de TI, Segurança da Informação, Ethical Hacking e Perícia Forense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar atualizado?

Inscreva-se em minha newsletter e seja notificado quando eu publicar novos artigos de graça!